metropoles.com

Casa de Criadores: veja destaques da 47ª edição da semana de moda paulista

O evento foi palco para as coleções de primavera/verão 2021, entre os dias 23 e 27 de novembro

atualizado

Compartilhar notícia

Mila Cavalcante/Casa de Criadores/Divulgação
Casa de Criadores 47 edição
1 de 1 Casa de Criadores 47 edição - Foto: Mila Cavalcante/Casa de Criadores/Divulgação

A primeira edição 100% virtual do evento paulistano dedicado à moda autoral aconteceu nessa última semana. Entre 23 e 27 de novembro, as passarelas de São Paulo foram transmitidas para todo o mundo de forma gratuita. A estreia do novo formato da Casa de Criadores (CdC) permitiu que amantes e entusiastas da moda garantissem visão privilegiada na primeira fila, no conforto de casa, enquanto participaram de lives.

Vem comigo conferir os destaques!

Giphy/Casa de Criadores/Reprodução

Diego Gama

O estilista veterano da CdC Diego Gama apresentou sua coleção batizada de F43.1. As criações equilibram entre opostos de beleza e sofrimento, por meio de peças comerciais e conceituais. Aos olhos do estilista, a roupa é utilizada como suporte emocional para o mundo físico.

“A coleção F43.1 se utiliza do stress como seu eixo construtor. Não como uma escolha, mas como uma condição de criação diante de tanta incerteza. Se o fora não é agradável, o voltar-se para dentro se torna uma ação impreterível. O estilista busca na sua bagagem uma forma de conseguir entender modos de lidar com o presente”, comunicou a marca.

Apresentação Diego gama
Diego Gama é um dos veteranos da semana de moda

 

Apresentação Diego gama
Suas criações misturam a moda comercial com a conceitual

O show de Diego foi protagonizado por uma cartela composta de tons quentes. Modelagens amplas definem as silhuetas criadas pela marca, godês dão origem a pregas e um formato casular é criado. E, claro, texturas proporcionadas por aplicações de paetês e pelo trabalho manual do estilista com silicone.

As estampas tomam forma pela união de dezenas de milhares de gotículas de silicone sobre o tecido. O estilista analisa o processo manual como um teste de limite físico, no qual as mãos incham pelos movimentos repetitivos.

Algumas peças demandam até 100 horas de aplicações para terem sua superfície tornadas simbólicas, representando aqui uma necessidade de urgência. “A utopia de Diego é desenhada à sua própria imagem, mas também é urgente, imediata e necessária”, disse à imprensa.

Apresentação Diego gama
Para a temporada de verão, as texturas não ficaram de fora

 

Apresentação Diego gama
Diego aposta em silhuetas amplas

 

Apresentação Diego gama
Textura com silicone
Ellias Kaleb

O estúdio de moda Ellias Kaleb é reconhecido pelas peças sob medida, moda experimental e modelagens agênero. Nessa edição da Casa de Criadores, a marca levou o público para um lugar inexistente.

“Perdão, na verdade, esse lugar existe, sim, mas era acessado apenas pelo estilista. O vídeo começa como se adentrássemos um portal imaginário digno das ficções de fantasia dos anos 80”, pontuou.

A cartela de cores da coleção é recheada por tons claros, e as vestes tomam forma pelo algodão cru. Já as estampas manuais tomam forma artística por meio da pintura. “É pelo desenho que ele acessa ícones e transforma a tinta numa espécie de alfabeto com o qual ele vai construindo seus códigos visuais”, esclareceu.

Nas mãos de Elias, as roupas são telas em branco e viajam conforme a direção das pinceladas, seja do alto da montanha, seja no Topo do mirante do Vale. Para complementar o movimento das peças, recortes e sobreposições permeiam a modelagem.

Desfile Ellias Kaleb
Ellias Kaleb foi outro destaque do lineup
Desfile Ellias Kaleb
Suas peças são confeccionadas em algodão cru
Desfile Ellias Kaleb
Verdadeiras telas em branco para as estampas manuais
Desfile Ellias Kaleb
Alfaiataria pontua a coleção
Desfile Ellias Kaleb
Recortes ousados definem outras peças
Heloisa Faria

Desde 2010, Heloisa propõe revoluções para a moda com sua marca. Evitando seguir o calendário tradicional e apostar em tendências sazonais, a etiqueta brasileira lança suas coleções com itens atemporais.

Como de praxe, a alta qualidade das peças pode ser notada pelo editorial da coleção, divulgado durante a semana de moda paulista. A coleção de ready to wear de Heloisa protagoniza os cliques.

Portanto, são as formas e o acabamento final que roubam a atenção durante as performances das modelos. As referências de arte e do vintage dão tom aos lançamentos, compostos por vestidos, macacões e coletes.

Desfile Heloisa Faria
A apresentação de Heloisa Faria foi uma performance artística

 

Desfile Heloisa Faria
Tendências sazonais recheiam a coleção

 

Desfile Heloisa Faria
A marca apresentou seu ready to wear

 

Desfile Heloisa Faria
Mix de texturas é outra aposta para o verão

 

Desfile Heloisa Faria
As referências de arte e do vintage dão tom aos lançamentos
Priscilla Silva

Há um ano e meio, Priscilla encanta os olhos do mercado fashion pelo trabalho delicado texturizado pelo crochê. Durante a CdC, a estilista apresentou para o país sua coleção Casulo 2021.

Inspirado nos principais sentimentos vivenciados, à flor da pele, durante a pandemia, cada look representa uma história. Pelos olhos e pensamentos da estilista, o lançamento tem tom de poesia.

“Na cartela de cor, tons frios, como azul, violeta, branco, e o protagonismo do vermelho com um mix de colorido sobressaem. Os detalhes de crochê tramado em formas de nó e em patchwork ganham força e trazem a expertise do handmade”, explicou.

Entre os cliques, vestido, colete, calça, bermuda e blazer ditam as apostas para a temporada. Além do crochê, viscose e algodão pontuam a alfaiataria da estação. O destaque para as criações vão para o jeans sustentável utilizado nas camisas pela estilista.

Desfile Priscilla Silva
Priscilla Silva apostou no handmade

 

Desfile Priscilla Silva
As tramas construídas pelo crochê trazem leveza e elegância para a coleção

 

Desfile Priscilla Silva
A alfaiataria não ficou de fora

 

Desfile Priscilla Silva
Cada look representa um sentimento vivenciado na pandemia

 

Desfile Priscilla Silva
Tristeza é um deles
Fernando Cozendey

A moda praia nada convencional de Fernando Cozendey também ganhou destaque na programação da semana fashion. Reconhecido por ressignificar o beachwear e levá-lo para além do universo praiano e das atividades físicas, ele não fez diferente na coleção da temporada.

Modelagens e acabamentos inusitados foram apresentados com tecidos multicoloridos e aplicações de estampas pontuais, como dinossauros e aves. As máscaras, outra característica do estilista, também não ficaram de fora.

Desfile Fernando Cozendey
Fernando apresentou seu beachwear

 

Desfile Fernando Cozendey
O verão do estilista vai além de peças tradicionais para a praia

 

Desfile Fernando Cozendey
Os looks ganham formas e volumes não convencionais

 

Desfile Fernando Cozendey
Máscaras, capas e body multicoloridos pontuam o veraneio da etiqueta
Casa de Criadores

O evento paulistano dedicado exclusivamente à moda autoral apresentou as criações de 32 estilistas. Toda a programação, incluindo lives, oficinas e shows, foi centralizada no site CdC, nova plataforma idealizada para hospedar o evento. Quem passou por lá pode conferir exposições em diversos formatos e linguagens.

Colaborou Sabrina Pessoa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?