metropoles.com

Casa de Criadores começa nesta terça-feira. Veja o lineup

A 46ª edição da semana de moda levará ao bairro Barra Funda, em São Paulo, mais de 30 coleções autorais feitas por estilistas de todo o país

atualizado

Compartilhar notícia

Marcelo Soubhia/ FOTOSITE
Casa de Criadores- Verão 2020
1 de 1 Casa de Criadores- Verão 2020 - Foto: Marcelo Soubhia/ FOTOSITE

Entre os dias 26 e 30 de novembro, o bairro Barra Funda, em São Paulo, recebe a 46ª edição da Casa de Criadores. O evento, considerado a principal plataforma de apresentação de talentos da moda autoral brasileira, será palco de mais de 30 coleções desenvolvidas por marcas e designers do Brasil inteiro.

Vem conferir a programação comigo!

Quando a Casa de Criadores surgiu, em 1997, o principal objetivo da semana de moda era criar um espaço que desse a novos estilistas maior proximidade com o mercado brasileiro. Sempre focando no desenvolvimento autoral genuíno, o evento permitiu que diversos nomes, hoje já consagrados, tivessem a oportunidade de impulsionar suas carreiras.

Centrado, inicialmente, na cena underground paulistana, marcada por uma forte influência da moda e da música eletrônica, o projeto ampliou seu universo e passou a incorporar criadores de outros estados em sua programação.

Divulgação/Sou de Algodão
André Hidalgo idealizou a Casa de Criadores com um grupo de estilistas, em 1997

 

Entre as marcas que começaram nas passarelas da iniciativa, estão Marcelo Sommer, Cavalera, Ronaldo Fraga, Marcelo Quadros, Mário Queiroz, Samuel Cirnansck, Juliana Jabour, Walério Araújo, João Pimenta e várias outras etiquetas de expressão no cenário nacional, que, ainda hoje, usam a Casa de Criadores como vitrine.

Marcelo Soubhia/Fotosite
A Cavalera ganhou projeção por meio da Casa de Criadores

 

Marcelo Soubhia/Fotosite
O estilista Ronaldo Fraga também começou a carreira exibindo suas produções por lá

 

Giovanna Bembom/Metrópoles
A grife Juliana Jabour também fez seu nome na semana de moda

 

Na 46ª edição, pelo menos 33 designers irão mostrar suas novidades para a próxima temporada. O veterano Rober Dognani, que assinou o look usado pela cantora Pabllo Vittar no MTV Europe Music Awards, abre o lineup, depois de ser ovacionado na última edição do evento por homenagear a história de Nossa Senhora Aparecida – de quem ele é devoto.

Daniele Venturelli/Daniele Venturelli/WireImage
Autor de look usado por Pabllo Vittar no MTV EMA 2019 abrirá a programação

 

Marcelo Soubhia/ FOTOSITE
Na 45ª edição da semana de moda, Rober Dognani foi ovacionado por homenagear Nossa Senhora

 

Além dele, outras figuras recorrentes no projeto continuam integrando a programação, como Igor Dadona, Estileras, Fabio Costa (Not Equal) e Fernando Cozendey. Entre os estreantes, estão Josephine Cho e sua Cho.Project; Gui Amorim, do Estudio Traça; e o Coetânees, coletivo composto por Renan Soares, Novíssimo Edgar, Priscila Mastro.

Marcelo Soubhia/ FOTOSITE
Igor Dadona está de volta à Casa de Criadores

 

Marcelo Soubhia/ FOTOSITE
A imponente Estileras, mais um vez, integra o lineup

 

Marcelo Soubhia/ FOTOSITE
A NotEqual, de Fabio Costa, único brasileiro a participar do reality show Project Runway, marca presença em mais uma edição

 

Marcelo Soubhia/ FOTOSITE
Fernando Cozendey já é de casa

 

As etiquetas Boutique Venenosa, Priscilla Silva e Thear, finalistas do Projeto Lab, também fazem sua primeira participação, enquanto David Lee e Rocio Canvas voltam às passarelas da iniciativa sob a plataforma de novos talentos do Veste Rio.

Marcelo Soubhia/ FOTOSITE
David Lee volta ao projeto por meio da plataforma de novos talentos do Veste Rio

 

Marcelo Soubhia/ FOTOSITE
Bem como Rocio Canvas

Mateus Cardoso, Dario Mittmann e Rodrigo Evangelista, os três primeiros colocados do concurso Sou de Algodão, implementado na Casa de Criadores na temporada passada, também terão a oportunidade de mostrar, novamente, seu trabalho na semana de moda.

Marcelo Soubhia/ FOTOSITE
Mateus Cardoso, vencedor da primeira edição do concurso Sou de Algodão, agora desfila como marca independente

 

E por falar em Sou de Algodão, tivemos um brasiliense entre os semifinalistas do projeto, desenvolvido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). Lucas Scafuto, aluno do curso de design de moda do Iesb, ficou entre os 20 melhores trabalhos, com uma coleção inspirada nos grafites e na arquitetura da capital federal.

Cortesia/Lucas Scafuto
Lucas Scafuto criou coleção inspirada nos grafites da capital federal

 

Cortesia/Lucas Scafuto
Com o trabalho, o aluno do Iesb ficou entre os 20 melhores inscritos no concurso Sou de Algodão

 

Infelizmente, o estudante não chegará a levar sua coleção às passarelas paulistanas, mas ele conseguiu se destacar em meio aos 400 inscritos no programa da Abrapa e, de quebra, teve seu trabalho exposto na Praça das Artes, no centro da Terra da Garoa, em julho deste ano.

“A Casa de Criadores é uma ótima ocasião para novos designers, porque o evento defende nossa liberdade de expressão, além de abrir portas para novas oportunidades e negócios. Fiquei extremamente grato em ter sido reconhecido”, diz Scafuto à coluna.

Myke Sena
Lucas Scafuto superou pelo menos 400 estudantes de todo o Brasil

 

O concurso Sou de Algodão é divido em três etapas, sendo a primeira o envio de um esboço de uma coleção feita com tecidos que sejam compostos por no mínimo 70% algodão.

Cortesia/Lucas Scafuto
Esboço da coleção inscrita por Lucas

 

Os aprovados nesta fase enviam aos organizadores um look confeccionado e, após realizada a seleção dos finalistas, estes têm a oportunidade de mostrar a concretização do trabalho na passarela da Casa de Criadores, em São Paulo.

Divulgação/Sou de Algodão
Rodrigo Evangelista terminou na terceira posição, mas desfilou seu trabalho na Casa de Criadores

 

A presença de Lucas no concurso foi consequência de ação criada pelo Iesb, em fevereiro deste ano. O Hackathon IESB Moda encorajou os alunos a criarem uma coleção sob a tutela de cinco estilistas brasilienses – entre os quais, Taiana Miotto, Flávia Camões, Romildo Nascimento, Carol Nemoto e Lina Albuquerque.

Confira a programação da 46ª edição da Casa de Criadores na íntegra:

26 de novembro, terça-feira | 20h30
Rober Dognani
CHO.PROJECT
Alex Kazuo
Jorge Feitosa
David Lee
Martins

27 de novembro, quarta-feira | 20h30
Koia
NotEqual
Bispo dos Anjos
Weider Silveiro
Diego Fávaro
Rocio Canvas
Felipe Fanaia

28 de novembro, quinta-feira | 20h30
Igor Dadona
Reptilia
Diegogama
Rafael Caetano
Estúdio Traça
Fernando Cozendey

29 de novembro, sexta-feira | 20h30
Desfile Sou de Algodão
Mateus Cardoso
Estamparia Social
Jal Vieira
Dario Mittmann
Boldstrap
Rodrigo Evangelista

30 de novembro, sábado | 20h30
Projeto Lab: Boutique Venenosa, Rainha Nagô, Thear e Priscilla Silva
Vivão
Estileras Fudidamente Insertas
Coetânees
Vicente Perrotta

Colaborou Danillo Costa

Compartilhar notícia