Com Rebeca Ligabue, Sabrina Pessoa, Marcella Freitas, Carina Benedetti e Luiz Maza

Cabelos brancos: mulheres têm aderido com orgulho ao visual grisalho

De acordo com relatório, busca pelo termo "ficar grisalha” aumentou 879% em 2018

atualizado 20/12/2018 10:50

No início de 2015, Kate Middleton foi ridicularizada pela mídia britânica por exibir fios brancos em algumas aparições públicas. Grávida de seu segundo filho, a duquesa de Cambridge estampou a primeira página de vários tabloides, sendo duramente criticada pelo cabelereiro Nicky Clarke, que chamou o incidente de “desastre”, como se uma mulher não tivesse o direito de envelhecer.

Agora, três anos mais tarde, levantamento da rede social Pinterest revela que os cabelos grisalhos, antes aceitos apenas na terceira idade, finalmente devem começar a ser considerados “in” entre os fashionistas.

Vem comigo!

A plataforma de imagens, que sempre divulga relatórios de buscas no fim de cada ano, revelou: a procura pelo termo “ficar grisalho” aumentou 879% em 2018. Para o Pinterest, o dado indica que as consumidoras “deixarão de lutar contra o envelhecimento em favor do brilho e charme dos fios brancos”.

De acordo com a professora Carolyn Mair, especializada em psicologia da moda, o antienvelhecimento está com os dias contados. Segundo a docente, essa demonstração externa de autoaceitação e autoconfiança traz sensação de poder e autenticidade. “Esta sou eu. Sei quem eu sou e gosto de quem eu sou. É assim que as mulheres estão pensando”, disse a educadora ao The Guardian.

Reprodução/Instagram/@yasmina.rossi
Modelo Yasmina Rossi é um dos ícones dos cabelos naturais…

 

Reprodução/Instagram/@mayemusk
… assim como a sul-africana Maye Musk

 

Reprodução/Instagram/@iconaccidental
Lyn Slater

 

Getty Images
Helen Mirren nunca foi fã de retocar as madeixas

 

Getty Images
A modelo Eveline Hall faz sucesso com o grisalho

 

A possibilidade de uma mulher não ter que esconder o envelhecimento, ressalta Carolyn Mair, vai ao encontro da força dos movimentos feministas. “Historicamente, as mulheres foram submetidas a um preconceito duplo: o sexista e o de idade. Um homem com cabelos grisalhos é um ‘coroa’, um ‘daddy’, mas há poucas palavras positivas para mulheres mais velhas”, ressalta.

Vice-editora da Vogue britânica, Sarah Harris é uma das defensoras dos cabelos grisalhos. Hoje, ícone de estilo, a comunicadora diz que o intuito ao deixar as madeixas na cor natural nunca foi lançar moda. “Quando eu era mais jovem, observava minha mãe tingir o cabelo a cada seis semanas, por causa dos brancos. Eu apenas decidi não fazer isso”, conta.

Getty Images
Sarah Harris, da Vogue UK, é uma das fashionistas que aderiram aos cabelos brancos

 

Getty Images
De acordo com a editora, intuito não é fazer moda, e sim se aceitar

 

Divulgação
Personagem Miranda Priestly, de Meryl Streep, mostrou ao mundo a elegância dos fios grisalhos

 

Reprodução
Coco Rocha também já teve sua fase

 

Getty Images
Cantora Pink, quando aderiu aos fios brancos

 

Getty Images
Jamie Lee Curtis

 

Getty Images
Até mesmo Kim Kardashian já investiu na tendência

 

Surpreendentemente, desde quando optou por abraçar seu envelhecimento, Sarah Harris notou maior movimentação em suas redes sociais. “Todos os dias, recebo pelo menos uma mensagem de seguidoras me agradecendo por inspirá-las. Se você vê mais e mais mulheres fazendo isso, acaba se tornando empoderador”, diz a vice-editora da Vogue britânica.

Josh Wood, o colorista responsável pelo cabelo cinza da veterana Kristen McMenamy, concorda que a maré mudou. “No Reino Unido, costumava haver um estigma em torno dos cabelos grisalhos. A geração da minha mãe teria visto algo assim como desleixo, mas, agora, você pode incorporar fios brancos em um estilo contemporâneo, moderno, glamouroso e bonito”, garante.

Reprodução/Instagram/@maisonvalentino
A veterana Kristen Mcmenamy

 

A modelo brasiliense Alicia Seltz, da 3 Models Agency, foi convidada a pintar o cabelo de branco para estampar a caixa de uma marca de coloração e, após o job, resolveu continuar com o tom. Desde então, o número de trabalhos conquistados pela profissional aumentou consideravelmente. “É uma cor que valoriza bastante os penteados e as fotos, então muitos clientes da agência se interessam”, revela.

Durante a primeira edição do Brasília Trends, Seltz descolou vários desfiles – e sempre que ela entrava na passarela, todos os olhares se voltavam ao platinado de seus fios. “Está sendo uma experiência bem diferente, estou amando a cor. Me sinto poderosa”, disse.

Reprodução/Instagram/@aliciaseltz
Alicia pintou o cabelo para campanha de tintura

 

Reprodução/Instagram/@aliciaseltz
Depois da mudança, passou a pegar mais trabalhos como modelo

 

Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!

Colaborou Danillo Costa

Mais lidas
Últimas notícias