Por Ilca Maria Estevão, Rebeca Ligabue, Sabrina Pessoa, Marcella Freitas, Carina Benedetti e Luiz Maza

Botas, cor e brilho: Ana Paula Torres adianta trends do inverno 2023

Em entrevista, a designer e empresária fala sobre moda, lembra sua trajetória e revela os próximos passos da própria marca de calçados

atualizado 28/07/2022 6:41

Mulher branca sentada em um trampolim usando par de botasPaula Torres /Divulgação

Inverno e botas formam a dupla ideal na hora de criar looks certeiros e charmosos. Na hora de escolher o calçado, uma label que aparece com frequência no armário das fashionsitas é a Paula Torres. De olho no sucesso e na expansão da marca, a coluna conversou com a designer e fundadora da etiqueta homônima. Entre cores, couros e shapes, a empresária revela as tendências para o próximo inverno e os passos seguintes da empresa, que, em agosto, celebra 10 anos de operação.

Vem conferir!

Giphy/Paula Torres/Divulgação

Foi no fim da graduação em direito, cursada na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio), que Ana Paula Torres começou a se encantar por moda. Na bagagem, levou a ambição pelos calçados e desembarcou no Rio Grande do Sul, precisamente nas feiras de sapatos do estado, reconhecido como um dos principais polos calçadistas do Brasil.

Radicada em São Paulo, a mineira construiu um DNA forte em handmade. Qualidade, produto, acabamento, tecnologia e pessoas solidificam os pilares da Paula Torres. “Eu tenho uma equipe muito unida e muito boa. Meus principais colaboradores estão comigo praticamente desde o início da marca”, celebra.

Com estética elegante e sofisticada, as coleções são confeccionadas em materiais nobres, com pontuações elevadas. “Para garantir a qualidade dos produtos, investimos em matérias-primas de qualidade. Trabalhamos com o couro napa, tanto o de cabra quanto o de vaca”, revela.

Duas mulheres brancas em frente a uma loja
Paula Torres e Bebel Avelar em frente à loja inaugurada em Brasília

 

Duas mulheres brancas em frente a uma loja
O espaço fica localizado no Shopping Iguatemi, no Lago Norte

 

Fachada de loja em shopping
O empreendimento abriu as portas ao público em maio deste ano

 

Fachada de loja em shopping
Em agosto, a grife Paula Torres celebra 10 anos
Tendências

Sempre à frente, enquanto os produtos da temporada desembarcam nas lojas, a diretora criativa já está finalizando a produção do próximo inverno. “Estamos terminando o inverno 2022 nas lojas, e eu já estou com o compilado de verão desembarcando nas stores. Meu verão está pronto há cinco meses e já fiz até as vendas nos showrooms“.

“Para a estação, vamos ter muito brilho, tanto em cristais como em metais”, compartilha Ana Paula. A empresária também adianta que os saltos retornam com tudo. “Passamos por uma fase de muita papete, todo mundo mais em casa, mas, agora, a mulherada está voltando para o salto. Também vamos ter gladiadoras e muitas cores, como o verde, tons de caramelo e marrom”.

Para o inverno do ano que vem, que desembarcará nas lojas em janeiro, Ana adianta as tendências: botas, coturnos e, claro, o estilo western, tendência máxima da temporada. “Agora, para as cores, vamos ter muito caramelo! Taxas e recortes na modelagem são outros diferenciais”, endossa.

Mulher branca com sapatos em couro
As botas são o carro-chefe da marca

 

Mulher preta com sapatos em couro
Com texturas e tons diversos

 

Duas mulheres com sapatos de couro
Para a próxima estação, o calçado continuará nos holofotes da moda

 

Mulher branca com sapatos de couro
O macramê é outro destaque
História

Nascida em Patos de Minas, em Minas Gerais, Ana Paula tem o cargo de diretora de estilo e marketing na empresa. Contudo, começou a carreira criando sapatos para serem vendidos com exclusividade em etiquetas consolidadas no mercado, como Animale, Maria Bonita, Agilitá e Daslu, por exemplo.

Enquanto desenhava e acompanhava a produção dos compilados, foi desenvolvendo a capacidade criativa para dar início a própria marca. Há 10 anos, o encanto por moda se transformou em aprendizado diário.

O primeiro endereço físico ganhou espaço na rua João Cachoeira, no Itaim, em São Paulo. “Foi a minha primeira loja, e até hoje eu faço questão de manter. Não desfaço e não tiro de lá. Começamos como uma sobreloja e, agora, descemos para o térreo”, destaca.

“Iniciamos junto ao Shopping JK Iguatemi e também dei início às coleções colaborativas. Inclusive, no meu primeiro evento no shopping, chamei 10 meninas para cada uma assinar um sapato. Entre elas, estavam Lala Rudge e Fernanda Rolim”, relembra.

Em seguida, a grife se uniu a Alice Ferraz, CEO da agência de influenciadoras Fhits. A parceria, inclusive, permanece até hoje, além do marketing interno da empresa.

Mulher branca com sapato de couro
Para garantir a qualidade dos produtos, a marca investe em excelentes matérias-primas, com alta pontuação

 

Mulher branca com sapato de couro
Os produtos são confeccionados com o couro napa

 

Mulher branca com sapato de couro
A produção das coleções ganha forma em Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul

 

Mulher branca com sapato de couro
“Atualmente, tenho três fábricas que trabalham exclusivamente para a gente. Também temos escritório próprio in loco e equipe de supervisores para avaliação do controle de qualidade e acompanhamento da mão de obra dos produtos”, conta Ana Paula Torres
Futuro

Em maio, a marca inaugurou a loja física em Brasília. “Apesar de as lojas estarem quase todas concentradas em São Paulo, o DF já era nossa praça, e a gente vendia muito para a capital pelo e-commerce. Bebel Avelar é o nome que está à frente da loja em Brasília e é um passo muito importante por conseguirmos administrar uma loja própria”, conta Ana Paula Torres.

A grife também tem um centro de distribuição em Miami, nos Estados Unidos, que envia para o mundo todo. “Em dezembro ou janeiro de 2023, vamos inaugurar uma loja física na Suíça, em Genebra. Nós já vendemos para lojas multimarcas do mundo inteiro”, completa a empresária.

Mulheres com sapatos de couro
A qualidade dos produtos é uma exigência da marca

 

Mulher branca com sapato de couro
Os arremates das peças também são feitos artesanalmente

 

Mulher branca com sapato de couro
A coleção de verão está nas lojas físicas

 

Mulher branca com sapato de couro
Com toques e detalhes únicos
Serviço

O preview da coleção de verão 2023 está disponível no site Paula Torres, nas lojas físicas e multimarcas de todo o território nacional. Confira os endereços aqui.

O mês de agosto será de celebrações para a etiqueta, devido ao aniversário de uma década da Ana Torres. A partir do dia 10, as comemorações terão início em São Paulo, cidade natal da marca. Em seguida, todas as lojas do país também entrarão no mood, com direito à coleção brilhosa e etiqueta temática, marcada nos sapatos, com status colecionável. 


Colaborou Sabrina Pessoa

Mais lidas
Últimas notícias