metropoles.com

Artigos de couro: conheça cinco novas marcas brasileiras para investir

Que tal escolher uma peça durável em vez de várias que se desgastam rápido? Bolsas, cintos e carteiras são itens com ótimo custo-benefício

atualizado

Compartilhar notícia

Maria Tangerina/Divulgação
Mulher branca andando de salto alto preto, bolsa preta e short branco. Ela possui uma tatuagem na perna. Não é possível ver seu rosto, apenas a perna caminhando.
1 de 1 Mulher branca andando de salto alto preto, bolsa preta e short branco. Ela possui uma tatuagem na perna. Não é possível ver seu rosto, apenas a perna caminhando. - Foto: Maria Tangerina/Divulgação

As marcas de fast fashion, como C&A e Renner, são ótimas opções de compra para peças atemporais ou até para tendências do momento. Porém, no quesito acessórios de couro, essas empresas ainda não conseguem oferecer produtos feitos com o material que tenham qualidade a um preço acessível. Hoje, a Coluna Ilca Maria Estevão reúne cinco novas marcas nacionais que tem o couro como a principal matéria-prima de seus produtos.

Vem conhecer!

Giphy/Escudero & Co/Divulgação

O couro é um material nobre e durável que pode perdurar décadas. Não à toa, é usado para confecção de bolsas, carteiras e sapatos de grandes grifes como Louis Vuitton, Chanel e Hermès. Justamente por serem itens de luxo, não são acessíveis a maior parte da população. Ainda assim, é possível investir em artigos de melhor qualidade.

Marcas novas e brasileiras – a maioria com produção limitada, tendo como base o slow fashion – estão se destacando por trabalharem o couro tanto em designs atemporais quanto em estéticas mais arrojadas. Acima de tudo, a ideia principal é investir em uma peça mais cara que possa durar por anos ao invés de comprar diversas bolsas baratas que estragam com o uso constante. 

Amber Valletta em campanha para sua collab com a grife Karl Lagerfeld
A principal dica para investir em peças de couro é optar por peças de cor e design atemporal e versátil, que possam ser combinadas a muitos looks

 

Mulher branca com cabelo louro e liso posando para foto em parede na rua. Ela usa calça e bolsa marrom, sandália rasteira bege e blusa mostarda.
Além do preto, o marrom caramelo é uma das opções mais fáceis de usar

 

Mulher de meia idade com cabelo cacheados curtos e brancos. Ela está sentada em uma varanda e, ao fundo, é possível ver uma floresta. Ela usa calça jeans azul, blusa marrom e sapatilha na cor verde.
Modelos de sapatos atemporais, como as sapatilhas, também pode ser ótimos investimentos
Maria Tangerina

O primeiro nome que merece destaque é a Maria Tangerina, marca paulista de bolsas veganas. A etiqueta, fundada em 2013 por Pri Cortez, privilegia a mão de obra e os negócios locais para o seu funcionamento, desde a fábrica de tecidos até o contador que organiza o financeiro. No site, eles explicam toda a cadeia de produção e o custo dos itens.  

Justamente por ser livre de crueldade animal, a etiqueta não trabalha com couro. Os seus produtos que parecem ser confeccionados com o material são na verdade feitos de laminado sintético, uma alternativa sustentável ao tecido tradicional.

Carteira branca de couro vegano apoiada em um limão siciliano para foto de campanha da marca Maria Tangerina
O porta-cartões da Maria Tangerina não possui nenhum material de origem animal e aparece em oito cores diferentes

 

Mulher negra encostada em faixada de loja posando para foto. Ela está com o cabelo trançado e usa um conjunto de calça e blusa amarelos, além de uma bolsa caramelo e uma chinela rasteira preta.
A bolsa Viga Média é uma ótima opção para quem quer começar uma coleção de peças duráveis

 

Pessoa usando roupas brancas e um cinto de couro marrom da marca Maria Tangerina
A Maria Tangerina é uma das marcas que se destacam não apenas pelo design, mas também pelo seus propósitos na moda
Pége

É com um mix de peças atemporais e versáteis com outras bem diferentonas que a designer Patricia Giufrida toca a Pége. No site e na loja física da marca, em São Paulo, é possível encontrar cintos e porta-cartões minimalistas e elegantes e até sapatos com estampa vichy e zebra

Mulher branca com cabelo liso médio sentada no chão. Ela usa camisa e calça jeans e uma sandália papete azul. Está segurando uma bolsa marrom da marca Pége.
A Pége oferece artigos de couro em tons básicos, como preto e marrom, e em cores diversas

 

Mulher morena com cabelo liso amarrado para trás. Ela usa uma camisa de botão verde e um cinto com pochete em um tom de verde mais claro. As peças são da marca Pége.
Dois em um: a etiqueta tem uma carteira que pode ser acoplada ao cinto, transformando-se, assim, em uma pochete

 

Pessoa branca usando sapato e vestido com estampa de zebra. A foto peça apenas do joelho para baixo.
Inclusão: a marca possui uma seleção de numeração estendida de sapatos
Escudero

Um dos nomes mais consolidados do mercado nacional, a grife comandada pelo casal Clara Tarran e Renato Pereira tem um portfólio amplo de bolsas minimalistas e autorais. Desde 2019, levaram a expertise com o couro para sapatos que refletem a estética da Escudero: chique e atemporal, mas com toques de bossa brasileira.

Mulher idosa branca de cabelos curtos grisalhos. Ela usa uma blusa marrom de manga cumprida, na cor marrom, e uma bolsa transpassada de couro da mesma cor. A peça é da marca Escudero & Co.
A produção das peças da Escudero & Co é 100% nacional

 

Pessoa parada em uma estrutura de madeira sob uma lagoa. Ela usa uma saia marrom e segura sandálias de couro, também marrons, da marca Escudero & Co.
A etiqueta paulista oferece sapatos para diferentes estilos e ocasiões, de rasteiras a saltos

 

Homem negro com cabelo curto claro sentado em banco de madeira sob um fundo branco. Ele usa calça preta e camisa e blazer na cor bege. Por cima, usa uma bolsa marrom da marca Escudero & Co.
As bolsas também são variadas, com modelos para o trabalho e outros para sair, como a Tall
João de Barro Botinas

“Cuide mais, compre menos, faça durar” é o lema da João de Barro, marca paulista fundada em 2013 por Luiza Navarro. O negócio, que começou apenas com as botinas, atualmente oferece diferentes calçados, bolsas e acessórios. Além dos artigos em couro tradicional, a etiqueta também possui peças em couro vegano.

Homem em uma praça ampla da cidade de São Paulo. Ele é branco e possui tatuagens pelo corpo. Veste uma calça amarelo cor de mostarda, uma camiseta preta e botas pretas também, de couro. O sapato é da marca João de Barro Botinas.
O João de Barro Botinas nasceu a partir de uma viagem de Luiza ao estado do Goiás, quando ela se apaixonou por uma bota confeccionada por artesão local

 

Mulher branca deitada no chão lendo jornal. Ela usa uma blusa de manga cumprida marrom e sandálias rasteiras de couro vermelho da marca João de Barro Botinas.
Com quase 10 anos de história, a etiqueta passou a oferecer diferentes produtos em couro

 

Criança branca brincando na floresta. Ele usa uma calça marrom, casaco cinza e bota da marca João de Barro Botinas.
A peça também possui calçados para crianças. Uma graça!
Par Par

A Par Par nasceu da vontade das irmãs Denise Waksman e Elizabeth Katz de criarem uma marca original de bolsas estruturadas e geométricas em couro. Com cinco anos no mercado, a etiqueta já consolidou uma rede de clientes e uma gama de produtos variados que vão desde bolsas transversais para o dia a dia até clutchs especiais para festas e eventos. 

Mulher negra com cabelo cacheado preto segurando uma bolsa preta da marca Parpar. Ela está usando uma camisa bicolor preta e branca.
A marca paulista tem como diferencial o formato e as cores dos acessórios

 

Duas bolsas brancas redondas, com couro estilo crocodilo, perto de uma piscina. Os acessórios são da marca Parpar.
A Par Par oferece desde shapes tradicionais até arrojados e inventivos

 

Mulher branca com cabelo liso e louro segurando uma bolsa. O acessório, que é da marca Parpar, possui alças azuis e o couro bege e amarelo. A modelo usa um vestido lilás.
As versões bi e tricolores são uma graça!

Como dito anteriormente, acessórios confeccionados em couro costumam ter um preço mais elevado, mas o custo-benefício pode compensar a longo prazo. A dica é começar com peças versáteis e atemporais que possam ser usadas sempre e, assim, acabem “se pagando”. 


Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, siga
@colunailcamariaestevao no Instagram. Até a próxima!

Colaborou Carina Benedetti

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?