metropoles.com

Sucessão na Câmara: Elmar desiste de candidatura e apoiará Hugo Motta

Após ser rifado pela cúpula do União Brasil, Elmar Nascimento topou desistir de sua candidatura para apoiar Hugo Motta na sucessão da Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Democratas
elmar nascimento
1 de 1 elmar nascimento - Foto: Reprodução/Democratas

Após ser rifado pela cúpula do União Brasil, o líder do partido na Câmara, Elmar Nascimento, topou desistir de sua candidatura para apoiar Hugo Motta, do Republicanos, na disputa pelo comando da Casa em 2025.

A decisão foi tomada por Elmar durante tenso jantar na noite da quarta-feira (30/10), na casa do presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, em Brasília, e deve ser anunciada nesta quinta-feira (31/10).

4 imagens
União Brasil é o partido de Elmar Nascimento
Presidente do União Brasil, Antônio Rueda, fez reunião nesta quarta
Elmar Nascimento é o ex-favorito de Lira para o cargo
1 de 4

União Brasil quer fechar apoio a Hugo Motta

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
2 de 4

União Brasil é o partido de Elmar Nascimento

Michel Jesus/Câmara dos Deputados
3 de 4

Presidente do União Brasil, Antônio Rueda, fez reunião nesta quarta

Cortesia
4 de 4

Elmar Nascimento é o ex-favorito de Lira para o cargo

Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

Mais cedo, como noticiou a coluna, Elmar já tinha sido comunicado pela cúpula do União Brasil, durante o almoço, de que o partido havia rifado sua candidatura própria e decidido apoiar Hugo Motta.

Em troca do apoio ao candidato do Republicanos, o União Brasil deve ficar com a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Câmara, e com a segunda vice-presidência da Casa.

O partido também negocia com o Palácio do Planalto a nomeação de Elmar para um ministério no governo Lula. O deputado baiano mira o Ministério da Integração Nacional, que já é da cota do União Brasil.

Para isso, no entanto, Elmar terá de negociar com Davi Alcolumbre (União-AP). O senador é padrinho da indicação do atual ministro da pasta, o ex-governador do Amapá Waldez Goes, que está licenciado do PDT.

O que pesou na decisão do União Brasil

Como noticiou a coluna, a cúpula do União Brasil decidiu ainda na terça-feira (29/10) rifar Elmar e apoiar Hugo Motta. Na manhã da quarta, eles se reuniram com o candidato do Republicanos para avisar a decisão.

Segundo caciques do União, pesou na decisão de rifar Elmar o amplo apoio angariado por Motta na últimas horas. O cenário tornaria a candidatura do deputado baiano inviável e deixaria o partido sem espaços na Câmara.

Diante desse diagnóstico, o União resolveu se antecipar ao PSD, que também tem um candidato na disputa da Câmara, e anunciar seu apoio a Motta para garantir uma recompensa melhor na divisão dos espaços.

União Brasil e PSD tem bancadas com tamanhos relativamente parecidos. O primeiro partido tem 59 deputados federais. Já a legenda presidida por Gilberto Kassab tem 45 parlamentares na Câmara.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?