Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

Sidônio recorre a estratégia de 2009 para alavancar eventos de Lula

Para tentar melhorar popularidade de Lula, Sidônio Palmeira repete estratégia usada pelo chefe da Secom em campanhas antigas na Bahia

13/04/2025 05:00
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Ministro da Secom, Sidônio Palmeira, acompanha a primeira coletiva de imprensa de 2025 do Presidente Lula - Metrópoles

Com a popularidade do governo Lula em queda, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência  (Secom), Sidônio Palmeira, decidiu recorrer a uma estratégia adotada por ele mesmo em 2009.

A tática, que já começou a ser adotada pelo chefe da Secom nos últimos dias, prevê escalar beneficiários de programas sociais para defender o governo federal durante eventos oficiais.

Sidônio recorre a estratégia de 2009 para alavancar eventos de Lula - destaque galeria
4 imagens
Sidônio recorre a estratégia de 2009 para alavancar eventos de Lula - imagem 2
Sidônio recorre a estratégia de 2009 para alavancar eventos de Lula - imagem 3
Sidônio recorre a estratégia de 2009 para alavancar eventos de Lula - imagem 4
Sidônio recorre a estratégia de 2009 para alavancar eventos de Lula - imagem 1
1 de 4

Sidônio recorre a estratégia de 2009 para alavancar eventos de Lula - imagem 2
2 de 4

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Sidônio recorre a estratégia de 2009 para alavancar eventos de Lula - imagem 3
3 de 4

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Sidônio recorre a estratégia de 2009 para alavancar eventos de Lula - imagem 4
4 de 4

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

Durante agenda de Lula em Montes Claros (MG) na segunda-feira (7/4), por exemplo, a Secom levou ao palco do evento um ex-beneficiário do Bolsa Família, que deu depoimento sobre a experiência com o programa.

Em sua fala, o engenheiro civil e gerente de obras Ben Hur Balbino dos Santos listou algumas experiências com ações que foram marcas das primeiras gestões do presidente Lula.

Entre no canal de WhatsApp da Coluna Igor Gadelha
“Estudei em escola pública, o SUS já salvou minha vida e a da minha família. (…) O que também mudou minha vida foi o acesso a políticas públicas de incentivo à educação, como o ProUni, e a solidariedade de pessoas que cruzaram o meu caminho”, disse Ben Hur.

Dias antes, durante o evento “Brasil Dando a Volta Por Cima”, organizado por Sidônio, a Secom levou ao palco ao menos três beneficiários de programas como Farmácia Popular, Fies e Bolsa Família.

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Segundo apurou a coluna, a Secom pretende repetir a estratégia em outros eventos de Lula. A ideia, de acordo com interlocutores de Sidônio, é mostrar com “exemplos” o que a gestão petista fez e tem feito.

Sidônio repete campanha de 2009

A ideia de explorar depoimentos de beneficiários de programas sociais já tinha sido utilizada por Sidônio em campanhas publicitárias do governo da Bahia elaboradas pelo ministro.

Em 2009, quando o governador baiano era Jaques Wagner (PT), Sidônio comandou a campanha intitulada “Depoimento”, com relatos de pessoas que conseguiram ter acesso a água potável no interior do estado.

A campanha chegou a ser premiada nacionalmente e é avaliada como uma das mais importantes da carreira do atual ministro da Secom, que atua há décadas como marqueteiro.