Igor Gadelha

Senadores querem ouvir Ibaneis na CAE sobre compra do Master pelo BRB

Três senadores do DF protocolaram um convite ao governador Ibaneis Rocha para que ele fale na CAE do Senado sobre compra do Master pelo BRB

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Renato Alves/ Agência Brasília
Ibaneis - Metrópoles
1 de 1 Ibaneis - Metrópoles - Foto: Renato Alves/ Agência Brasília

Os três senadores do Distrito Federal protocolaram, na terça-feira (10/2), um convite para que o governador Ibaneis Rocha (MDB) compareça ao Senado para prestar esclarecimentos sobre a compra do Banco Master pelo BRB.

O convite é para que Ibaneis seja ouvido pelo grupo de trabalho da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado criado justamente para apurar os desdobramentos da liquidação do Master pelo Banco Central.

Senadores querem ouvir Ibaneis na CAE sobre compra do Master pelo BRB - destaque galeria
4 imagens
Senadora Damares Alves (Republicanos) listou igrejas e pastores investigados por CPMI
Senador Izalci Lucas
A senadora Leila Barros (PDT)
Ibaneis Rocha, DF
1 de 4

Ibaneis Rocha, DF

Renato Alves/Agência Brasília
Senadora Damares Alves (Republicanos) listou igrejas e pastores investigados por CPMI
2 de 4

Senadora Damares Alves (Republicanos) listou igrejas e pastores investigados por CPMI

Agência Senado
Senador Izalci Lucas
3 de 4

Senador Izalci Lucas

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
A senadora Leila Barros (PDT)
4 de 4

A senadora Leila Barros (PDT)

Geraldo Magela/Agência Senado

O convite foi assinado pelas senadoras Damares Alves (Republicanos-DF) e Leila Barros (PDT-DF) e pelo senador Izalci Lucas (PL-DF). Dos três, Leila e Izalci fazem oposição a Ibaneis, enquanto Damares, em tese, é aliada.

“O comparecimento do governador Ibaneis Rocha contribuirá para o esclarecimento dos fatos, a transparência institucional e o fortalecimento do controle parlamentar, objetivos que norteiam a atuação do Senado Federal e desta Comissão, especialmente em temas que envolvem o sistema financeiro nacional, bancos públicos e a correta aplicação de recursos que pertencem à sociedade”, dizem os senadores no convite.

Segundo eles, Ibaneis deve esclarecer “os fundamentos técnicos e políticos que embasaram a decisão de compra”, o grau de conhecimento da situação financeira do Master e as responsabilidades pelo fracasso da operação.

“Registre-se, ainda, a insistência do governador para que a operação se concretizasse a qualquer custo, inclusive com pressões políticas e institucionais para acelerar decisões, circunstância que se revela especialmente relevante diante do desfecho ocorrido”, afirmam os senadores no requerimento.

Segundo apurou a coluna, o requerimento deve ser votado pelos parlamentares no grupo de trabalho da CAE logo após o Carnaval. Há sessão marcada para o dia 24 de fevereiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?