Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

Retirada de brasileiros da Faixa de Gaza exige autorização tripla

Itamaraty negocia retirada de brasileiros da Faixa de Gaza, mas precisa do aval de autoridades do Egito, de Israel e do Hamas

11/10/2023 10:53, atualizado 16/10/2023 09:25
Compartilhar notícia
Ali Jadallah/Anadolu via Getty Images
A fumaça sobe quando o Ministério das Relações Exteriores da Palestina alegou que Israel usou bombas de fósforo em seus ataques a áreas povoadas na Cidade de Gaza, Gaza, em 11 de outubro de 2023

O Itamaraty intensificou, nesta quarta-feira (11/10), a negociação com países do Oriente Médio para conseguir retirar brasileiros que pediram ajuda para deixar a Faixa de Gaza, diante da iminente invasão israelense ao território.

A logística já foi desenhada pelo Ministério das Relações Exteriores e prevê uso de ônibus que levará o grupo do norte da Faixa de Gaza ao ponto de passagem em Rafah, na fronteira com o Egito. De lá, eles seguirão para a capital Cairo.

A operação, porém, necessita do aval triplo de autoridades de Egito, Israel e do Hamas. “Operacionalmente tem que estar todo mundo na mesma página, para não haver riscos desnecessários”, ressalta uma graduada fonte do Itamaraty.

Segundo um diplomata ouvido pela coluna, a passagem de Rafah tem ficado fechada a maior parte do tempo, em razão dos bombardeiros. Por isso, a saída dos brasileiros tem que ser feita com o “conhecimento e concordância” de todos.

Como parte dessa negociação, o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, conversou por telefone nesta quarta com o chanceler egípcio. Até agora, cerca de 30 brasileiros pediram ajuda para deixar a Faixa de Gaza, sendo sete famílias e 16 menores de idade.

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters