metropoles.com

Relatório final “isola” Renan no G7 da CPI, e aliados preparam emendas

Para senadores do grupo majoritário da comissão, a forma com que o relator conduziu o processo “fragilizou” o próprio parecer

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
oitiva do ex-secretário das Comunicações Fabio Wajngarten e Renan Calheiros
1 de 1 oitiva do ex-secretário das Comunicações Fabio Wajngarten e Renan Calheiros - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Senadores do grupo majoritário da CPI da Covid-19 no Senado, o chamado “G7”, avaliam que a forma com que Renan Calheiros (MDB-AL) conduziu o relatório final do colegiado não só “isolou” o emedebista como “fragilizou” o próprio documento.

Em conversas reservadas ao longo do domingo (17/10), senadores do G7 criticaram Renan por ter “centralizado” a elaboração do parecer final e por ter “vazado” alguns trechos do documento antes mesmo de apresentar aos colegas aliados na CPI.

Na reta final dos trabalhos da comissão, o relator enfrenta resistência no G7 ao pedido de indiciamento do presidente Jair Bolsonaro por “genocídio de indígenas”. Essa resistência vem, por exemplo, do presidente do colegiado, Omar Aziz (PSD-AM), e do líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM).

Parte dos senadores do grupo majoritário também resiste à ideia de Renan de pedir o indiciamento dos filhos de Bolsonaro. Nas palavras de um desses parlamentares, o relator estaria “forçando a barra” ao querer indiciar Flávio, Carlos e Eduardo Bolsonaro.

Foram essas resistências no G7 que provocaram o adiamento da leitura e votação do relatório final. Antes prevista para terça-feira (19/10), a leitura foi adiada para a quarta-feira (20/10). A ideia do relator é usar os próximos dias para buscar consenso ao parecer no grupo majoritário.

Emendas

Apesar do movimento do emedebista, senadores aliados ao relator já preparam emendas para alterar o parecer final durante a votação do documento, prevista para 26 de outubro. Um dos que deve pedir mudanças no texto do colega é Eduardo Braga, responsável por indicar Renan para a relatoria.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?