metropoles.com

Reforma tributária: Deputados querem conselho fiscal para administrar IVA

Deputados sugerem incluir, na PEC da reforma tributária, criação de um conselho fiscal para administrar e distribuir impostos arrecadados

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Plenário da Câmara dos Deputados, onde será votada em segunda instância a PEC - metrópoles
1 de 1 Plenário da Câmara dos Deputados, onde será votada em segunda instância a PEC - metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Deputados querem incluir na PEC da reforma tributária discutida na Câmara a criação de um ou dois conselhos fiscais para administração dos recursos arrecadados com os impostos unificados, o chamado IVA.

O conselho teria o papel de distribuir o montante arrecadado entre União, estados e municípios. O colegiado seguiria diretrizes especificas em lei complementar, como proporcionalidade da população de cada local.

Caso a reforma tributária preveja um IVA único, junção do PIS, COFINS, ICMS e ISS, a ideia dos deputados é criar um conselho fiscal supranacional, com a participação de representates do governo federal, estados e municípios.

Mas se a proposta de implantar o IVA dual avançar, seriam criados dois conselhos. Um para administrar o IVA federal, com representantes da União, e outro para gerir os recursos dos IVAs regionais.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?