metropoles.com

Queiroga diz que governo não interferirá em reajuste de plano de saúde

Ministro da Saúde afirmou à coluna que solução para o preço alto dos planos é “eficiência, concorrência e transparência”

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Marcelo queiroga
1 de 1 Marcelo queiroga - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou à coluna, nesta sexta-feira (27/5), que a pasta não pretende interferir na política de preços dos planos de saúde.

“Não é função do Ministério da Saúde interferir nesse mercado”, pontuou Queiroga, ao ser questionado se tomaria alguma medida contra o novo reajuste autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Na quinta-feira (26/5), a agência reguladora autorizou reajuste de até 15,5%, a ser implementado ainda neste ano, nas mensalidades dos planos de saúde individuais ou familiares.

Solução

Queiroga defendeu que a solução para o problema dos preços é “eficiência, concorrência e transparência”. Uma saída, diz, seria o projeto do Open Health defendido por ele.

A ideia é criar um modelo nos moldes do Open Banking, que permita o compartilhamento de dados de consumidores entre planos de saúde, com objetivo de ampliar a concorrência no setor.

Reunião extraordinária

Após o reajuste, Queiroga convocou, para os próximos dias, uma reunião extraordinária do Conselho Nacional de Saúde Suplementar (Consu). Uma das funções do colegiado consiste em supervisionar as ações da ANS.

O ministro disse à coluna, porém, que o encontro “não tem objetivo de interferir na política de preços”. Segundo ele, o intuito da reunião será avaliar a política de saúde suplementar para o enfrentamento da Covid-19.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?

Notificações