Notícias, furos e bastidores de política e economia. Com Gustavo Zucchi

PSDB abandona reconhecimento facial em novo aplicativo das prévias

Para acessarem o novo aplicativo, os filiados do PSDB precisarão de um código de verificação que será enviado aos celulares cadastrados

atualizado 26/11/2021 15:39

George Gianni/PSDB

O PSDB decidiu abandonar o reconhecimento facial dos filiados no novo aplicativo anunciado pelo partido nesta sexta-feira (26/11)  para continuar a votação das prévias da legenda ao Palácio do Planalto.

Agora, para acessarem o aplicativo, os tucanos receberão um código de verificação que será enviado aos celulares já pré-cadastrados. Segundo o PSDB, a votação será retomada neste sábado (27/11).

Como a coluna antecipou na segunda-feira (22/11), essa solução foi sugerida por aliados do governador de São Paulo, João Doria, que apontavam o reconhecimento facial como um dos problemas do primeiro aplicativo.

0

O novo sistema promete resolver de vez o imbróglio das prévias tucanas. Segundo dirigentes do PSDB, o reconhecimento facial pode ser descartado porque os telefones dos filiados já foram cadastrados.

A promessa da direção do PSDB é que a votação seja concluída e que o partido escolha ainda neste sábado seu pré-candidato à Presidência da República. Além de Doria, disputam o posto Eduardo Leite e Arthur Virgílio Neto.

As prévias do PSDB começaram no último domingo (21/11). O colégio eleitorado formado por mandatários do partido votou em urnas eletrônicas em Brasília. O restante por aplicativo.

O sistema, que acabou não funcionando, foi desenvolvido pela  Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs). A entidade apontou um possível ataque hacker como causa da pane.

Segundo o PSDB, os votos de quem votou pelo aplicativo da Faurgs não serão descartados. Eles serão somados aos votos do novo aplicativo e das urnas eletrônicas.

Mais lidas
Últimas notícias