O PSDB decidiu abandonar o reconhecimento facial dos filiados no novo aplicativo anunciado pelo partido nesta sexta-feira (26/11) para continuar a votação das prévias da legenda ao Palácio do Planalto.
Agora, para acessarem o aplicativo, os tucanos receberão um código de verificação que será enviado aos celulares já pré-cadastrados. Segundo o PSDB, a votação será retomada neste sábado (27/11).
Como a coluna antecipou na segunda-feira (22/11), essa solução foi sugerida por aliados do governador de São Paulo, João Doria, que apontavam o reconhecimento facial como um dos problemas do primeiro aplicativo.

PSDB tem enviado para filiados um "passo a passo" de como votar no novo aplicativo.Reprodução

O presidente nacional do PSDB, Bruno AraújoGustavo Moreno/Especial Metrópoles

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

Eduardo Leite nas prévias do PSDBHugo Barreto/Metrópoles

Militantes de Eduardo Leite na entrada do local das prévias PSDB em BrasíliaHugo Barreto/Metrópoles
O novo sistema promete resolver de vez o imbróglio das prévias tucanas. Segundo dirigentes do PSDB, o reconhecimento facial pode ser descartado porque os telefones dos filiados já foram cadastrados.
A promessa da direção do PSDB é que a votação seja concluída e que o partido escolha ainda neste sábado seu pré-candidato à Presidência da República. Além de Doria, disputam o posto Eduardo Leite e Arthur Virgílio Neto.
As prévias do PSDB começaram no último domingo (21/11). O colégio eleitorado formado por mandatários do partido votou em urnas eletrônicas em Brasília. O restante por aplicativo.
O sistema, que acabou não funcionando, foi desenvolvido pela Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs). A entidade apontou um possível ataque hacker como causa da pane.
Segundo o PSDB, os votos de quem votou pelo aplicativo da Faurgs não serão descartados. Eles serão somados aos votos do novo aplicativo e das urnas eletrônicas.