metropoles.com

Promessa de Lira, fundo para desastres será protocolado por petista

Projeto do deputado Reginaldo Lopes já está pronto; restará a Lira retomar debate após diminuição das chuvas que deixaram mortos na Bahia

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Chuvas fortes Bahia
1 de 1 Chuvas fortes Bahia - Foto: Reprodução

Quase dois meses após a reunião convocada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para tratar da criação de um fundo emergencial para grandes desastres, o projeto deve ser protocolado na Câmara.

O deputado e líder do PT, Reginaldo Lopes (MG), está com o projeto de lei (PL) pronto para ser apresentado. Ele propõe a criação do Fundo Nacional de Apoio a situações de Desastre, Calamidade e Emergência (Fundec).

0

Pelo projeto, o Fundec será constituído por 0,5% do do orçamento anual da União, além de outras fontes de recurso. Nas contas do parlamentar, isso significa aproximadamente R$ 23 bilhões em 2022. O texto ainda impede que os recursos do fundo sejam contingenciados.

O texto de Lopes também estipula que o fundo será administrado por um comitê gestor vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Regional através da Secretaria Nacional de Defesa Civil. Os integrantes serão indicados pelo presidente da República.

A criação do fundo contra grandes desastres ficou acertada em reunião de Lira com deputados, especialmente da Bahia, em 28 de dezembro do ano passado. Na ocasião, chuvas fortes atingiram a Bahia, parte de Minas Gerais e outros estados da região Nordeste.

Entre o final do ano passado e este ano, as chuvas nas duas regiões provocaram a morte de cerca de 40 pessoas, além de deixarem milhares desabrigados. Em 2022, São Paulo também sofreu com fortes chuvas, com 27 mortos.

Mesmo assim, o presidente da Câmara dos Deputados não voltou ao tema após o recesso. O assunto sequer chegou a ser citado na primeira reunião de líderes da Casa Legislativa, que ocorreu na última quinta-feira (10/2).

Parlamentares ouvidos pela coluna afirmam que, com o projeto de criação do fundo apresentado, ficaria mais fácil pressionar Lira para retomar o tema.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?