Presidente do PT se reúne com MDB e busca União-PP para montar base de Lula
Por ordem de Lula, presidente do PT decidiu priorizar negociação com dirigentes partidários, e não com líderes de bancada, como antes

O presidente nacional do PT, Edinho Silva, iniciou as conversas com partidos do Centrão, nesta semana, com objetivo de tentar montar uma base para o governo Lula no Congresso Nacional, no quarto mandato do petista.
Uma das primeiras conversas aconteceu no início da tarde da quarta-feira (4/11), quando Edinho recebeu o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi. A reunião aconteceu na sede nacional do PT, em Brasília.
Segundo relatos, Edinho afirmou que, para o novo mandato, Lula decidiu priorizar a negociação com os presidentes de partidos, e não com os líderes das bancadas na Câmara e no Senado, como fez anteriormente.
Na conversa, o presidente do PT também indicou que Lula será mais rigoroso nas tratativas. A ideia seria condicionar a distribuição de ministérios ao total de votos que cada partido prometer entregar no Congresso.
Entre no canal de WhatsApp da Coluna Igor GadelhaReceba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha
Frequência de envio: Diário
Ver todasO chefão do MDB, de acordo com relatos, respondeu que a sigla tem convergências de agenda com Lula e lembrou que o partido apoiou pautas prioritárias ao governo na atual legislatura, que se encerra em dezembro.
Baleia afirmou ainda que buscaria os líderes do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões (AL), e no Senado, Eduardo Braga (AM), para conversar sobre esse apoio. Tanto Isnaldo quanto Braga possuem boa relação com o governo Lula.
A conversa com União Brasil
Além do MDB, Edinho conversou por telefone com Antônio Rueda, presidente nacional tanto do União Brasil quanto da federação União Progressista. A previsão é de que os dois conversem pessoalmente nos próximos dias.







