metropoles.com

Por que Lara Resende recusou o Ministério do Planejamento

A necessidade de intensa negociação política no Planejamento, pasta que cuidará da confecção do orçamento, afugentou Lara Resende

atualizado

Compartilhar notícia

Linkedin/André Lara Resende
André Lara Resende
1 de 1 André Lara Resende - Foto: Linkedin/André Lara Resende

Mesmo após diversas insistências por parte de Lula e aliados, o economista André Lara Resende se manteve firme em não aceitar o convite para o Ministério da Planejamento.

Além da baixa disposição de voltar a morar em Brasília, longe de sua família, em São Paulo, outro fator pesou. O economista torce o nariz para as negociações políticas com o Congresso Nacional, uma das responsabilidades da pasta.

O Planejamento abrigará a Secretaria de Orçamento Federal (SOF), que define as verbas de diversas áreas do governo e faz a Lei Orçamentária Anual (LOA), que é modificada e aprovada pelos parlamentares.

Segundo interlocutores, Lara Resende não está disposto a ter rotina de intensos diálogos com deputados e senadores, ou entrar em embates constantes com tantos atores partidários.

Entretanto, o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), não desistiu de ter Lara Resende como colega no futuro governo Lula. Ele e sua equipe tentam encaixar o economista na pasta para não ficar sem os conselhos de um dos pais do Plano Real.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?