metropoles.com

Planalto vê com bons olhos novos blocões da Câmara

Auxiliares de Lula no Planalto viram com bons olhos a formação de novos blocões partidários na Câmara e dizem ter aliados dos dois lados

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
imagem colorida de Arthur Lira - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida de Arthur Lira - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Auxiliares do presidente Lula no Palácio do Planalto viram com bons olhos a concentração de forças partidárias nos dois novos blocões na Câmara dos Deputados.

Segundo interlocutores do presidente da República, o motivo é que Lula e seus ministros têm aliados tanto no bloco capitaneado pelo MDB, PSD e Republicanos, quanto no blocão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

A nova de disputa de forças teve início nesta semana, com a criação do bloco que uniu 142 deputados do MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC. Isso provocou Arthur Lira, que respondeu com outro bloco: PP, União Brasil, PSDB, Avante, PSB e PDT. Um total de 160 parlamentares.

Base governista

Apesar de ter interlocutores nos dois blocos, o governo está longe de conseguir construir uma base sólida nas legendas centristas da Câmara.

A aproximação com Republicanos e PSDB deu os primeiros sinais na última semana, com reuniões entre os integrantes do governo e lideranças partidárias, mas de forma ainda incipiente.

Em paralelo, o Palácio do Planalto também enfrenta problemas nas siglas que possuem ministérios, como é o caso do União Brasil e do PSD.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?