metropoles.com
Igor Gadelha

PL de Bolsonaro comandará vice-presidências do Senado e da Câmara

Sem ter votos para conquistar as presidências da Câmara e do Senado, PL de Bolsonaro irá emplacar o vice nas duas Casas Legislativas

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Imagem colorida do ex-presidente Jair Bolsonaro concedendo entrevista ao Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do ex-presidente Jair Bolsonaro concedendo entrevista ao Metrópoles - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, não terá nenhuma das presidências da Câmara e do Senado. Em compensação, a legenda ocupará a vice-presidência das duas Casas Legislativas.

Entre os senadores, o partido é a segunda maior bancada da Casa, perdendo apenas para o PSD. Já na Câmara, o PL tem o maior número de deputados, com 92 parlamentares, ficando atrás apenas dos blocos partidários.

PL de Bolsonaro comandará vice-presidências do Senado e da Câmara - destaque galeria
3 imagens
Vice-presidente da Câmara, Altineu Côrtes (PL-RJ)
O senador Eduardo Gomes
O ex-presidente Jair Bolsonaro
1 de 3

O ex-presidente Jair Bolsonaro

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
Vice-presidente da Câmara, Altineu Côrtes (PL-RJ)
2 de 3

Vice-presidente da Câmara, Altineu Côrtes (PL-RJ)

Reprodução/Câmara dos Deputados
O senador Eduardo Gomes
3 de 3

O senador Eduardo Gomes

Geraldo Magela/Agência Senado

Nas duas Casas, também serão indicados dois parlamentares que não pertencem à ala bolsonarista do partido. Na Câmara, o escolhido para 1º vice-presidente será o deputado Altineu Cortês (PL-RJ), atual líder da sigla.

Altineu é considerado um parlamentar que dialoga tanto com as diversas alas do partido quanto com outras legendas, incluindo partidos mais à esquerda. Ele também assumirá a suplência da presidência do Congresso.

Já no Senado, o escolhido será o senador Eduardo Gomes (PL-TO), que chegou a ser líder do governo Bolsonaro no Congresso. Ele também é visto como um parlamentar aberto ao diálogo com todas as siglas da Casa.

As eleições, tanto na Câmara quanto no Senado, ocorrerão neste sábado (1º/2). Os escolhidos para presidir o Legislativo serão o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) e o senador Davi Alcolumbre (União-AP).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?