Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

"Piada": Itamaraty ironiza reunião de Tarcísio com encarregado dos EUA

Nos bastidores, integrantes do Itamaraty ressaltam que Tarcísio se reuniu com encarregado de Negócios dos EUA que não teria "peso político"

11/07/2025 16:00, atualizado 11/07/2025 17:19
Compartilhar notícia
Isabella Finholdt
Tarcísio de Freitas

Diplomatas da cúpula do Itamaraty ironizaram, nos bastidores, a reunião do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, com o encarregado de Negócios dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, para tratar do tarifaço.

À coluna, um embaixador que atua em Brasília lembrou que Tarcísio se encontrou com um encarregado de negócios enviado ao Brasil ainda pela gestão Joe Biden e que não teria peso “nem hierárquico, nem político”.

“Piada”: Itamaraty ironiza reunião de Tarcísio com encarregado dos EUA - destaque galeria
3 imagens
Tarcísio de Freitas vai instalar sistema de rastreio em veículos do governo
Governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participa de lançamento de programa Trampolim e faz comparação entre a sua gestão e a do presidente Lula
Governador de SP, Tarcísio de Freitas
1 de 3

Governador de SP, Tarcísio de Freitas

@Igo Estrela/ Metrópoles
Tarcísio de Freitas vai instalar sistema de rastreio em veículos do governo
2 de 3

Tarcísio de Freitas vai instalar sistema de rastreio em veículos do governo

Isabella Finholdt
Governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participa de lançamento de programa Trampolim e faz comparação entre a sua gestão e a do presidente Lula
3 de 3

Governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participa de lançamento de programa Trampolim e faz comparação entre a sua gestão e a do presidente Lula

Pablo Jacob/Governo do Estado de SP
“Estranho o governador de SP vir a Brasília se encontrar com um encarregado de Negócios, nomeado pelos democratas, que não tem acesso nem à chefia do Departamento de Estado. Apresentá-lo como o cara que vai resolver a parada é uma piada”, diz esse diplomata, sob reserva.

Indagado pela coluna por que, então, o Itamaraty convocou o encarregado para cobrar explicações sobre as ações Donald Trump, esse embaixador lembrou que Escobar foi usado apenas para “transmitir o recado” a Washington.

Escobar ocupa o cargo mais alto da embaixada americana em Brasil desde janeiro de 2025, quando a então embaixadora, Elizabeth Bagley, deixou o cargo, às véspera da posse de Donald Trump.

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters