
Igor GadelhaColunas

“Piada”: Itamaraty ironiza reunião de Tarcísio com encarregado dos EUA
Nos bastidores, integrantes do Itamaraty ressaltam que Tarcísio se reuniu com encarregado de Negócios dos EUA que não teria “peso político”
atualizado
Compartilhar notícia

Diplomatas da cúpula do Itamaraty ironizaram, nos bastidores, a reunião do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, com o encarregado de Negócios dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, para tratar do tarifaço.
À coluna, um embaixador que atua em Brasília lembrou que Tarcísio se encontrou com um encarregado de negócios enviado ao Brasil ainda pela gestão Joe Biden e que não teria peso “nem hierárquico, nem político”.
“Estranho o governador de SP vir a Brasília se encontrar com um encarregado de Negócios, nomeado pelos democratas, que não tem acesso nem à chefia do Departamento de Estado. Apresentá-lo como o cara que vai resolver a parada é uma piada”, diz esse diplomata, sob reserva.
Indagado pela coluna por que, então, o Itamaraty convocou o encarregado para cobrar explicações sobre as ações Donald Trump, esse embaixador lembrou que Escobar foi usado apenas para “transmitir o recado” a Washington.
Escobar ocupa o cargo mais alto da embaixada americana em Brasil desde janeiro de 2025, quando a então embaixadora, Elizabeth Bagley, deixou o cargo, às véspera da posse de Donald Trump.





