metropoles.com

PF manda resposta “incompleta” à CPI sobre inquérito da Covaxin

Comunicação foi feita por meio de certidão emitida pela corporação em 1º de julho e enviada, em caráter sigiloso, à comissão

atualizado

Compartilhar notícia

Edilson Rodrigues/Agência Senado
Plenário da CPI da Covid
1 de 1 Plenário da CPI da Covid - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A Polícia Federal (PF) declarou formalmente à CPI da Covid ter localizado um inquérito relacionado ao contrato de compra da vacina indiana Covaxin pelo governo federal.

A comunicação foi feita por meio de uma certidão emitida pela corporação em 1º de julho e enviada à comissão, em caráter sigiloso, em 4 de julho. A coluna teve acesso ao documento.

Na certidão, contudo, a PF não informa detalhes sobre o inquérito, como a data de abertura. Isso levou senadores do grupo majoritário da CPI a considerarem a resposta “incompleta”.

Veja o documento:

Certidão PF Inquérito Covaxin by Metropoles on Scribd

Com base nessa avaliação, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) protocolou um requerimento cobrando da PF informações como a data de instauração e o compartilhamento do conteúdo do inquérito.

O objetivo da CPI é identificar se a Polícia Federal só abriu a investigação após a CPI questionar a corporação, em 23 de junho, ou se havia instaurado algum inquérito para apurar o contrato.

O questionamento foi feito pela CPI após o deputado Luis Miranda (DEM-DF) dizer que denunciou a Jair Bolsonaro, em 20 de março, supostas irregularidades no contrato, e que o presidente teria prometido acionar a PF.

A CPI quer entender se o inquérito mencionado pela PF na certidão é o mesmo aberto pela corporação para apurar o contrato em 30 de junho, ou seja, após o questionamento da comissão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?