metropoles.com

PF ameaça deixar segurança de Lula se GSI reassumir comando

Cúpula da PF diz desconhecer decisão anunciada pelo novo ministro do GSI, de que militares voltarão a comandar segurança de Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
PF Lula seguranças - Metrópoles
1 de 1 PF Lula seguranças - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Integrantes da cúpula da Polícia Federal ameaçam, nos bastidores, deixar de fazer a segurança de Lula, caso militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) voltem a comandar a segurança pessoal do presidente e de seus familiares.

Em entrevistas a diversos veículos de comunicação nos últimos dias, o novo ministro do GSI, general Marcos Antonio Amaro, afirmou que a segurança do presidente da República passaria novamente a ser responsabilidade da pasta.

As declarações irritaram a cúpula da PF, que diz desconhecer tal decisão. “Seria um retrocesso inaceitável e uma crise entre militares e PF. Se os militares assumirem, sairão todos os policiais da operação”, disse à coluna uma fonte graduada da corporação.

Segundo outro delegado da PF, existem hoje mais de 300 policiais treinados e atuando na segurança de Lula. “Não vejo espaço para militarizar o que em todas as democracias do mundo é feito por policiais”, afirmou esse delegado à coluna.

Até o governo Bolsonaro, a segurança presidencial era comandada pelo GSI. Lula, porém, decidiu que sua segurança seria chefiada pela PF, diante da crise de desconfiança com militares. Desde então, o GSI passou a fazer apenas a segurança patrimonial.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?