Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2026Igor Gadelha

Petistas reivindicam suplência de Simone Tebet ao Senado

Caciques petistas reivindicam a suplência de Simone Tebet mirando assumir a vaga, caso ela volte a ser ministra de Lula a partir de 2027

30/06/2026 04:30, atualizado 30/06/2026 07:25
Foto: Washignton Costa/MPO
Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento

Lideranças petistas reivindicam, nos bastidores, a primeira suplência na chapa da ex-ministra Simone Tebet (PSB) ao Senado em São Paulo, nas eleições de 2026.

Com o movimento, o PT mira assumir a possível vaga no Senado, caso Tebet e o presidente Lula sejam eleitos em outubro deste ano e ela vire ministra novamente.

Petistas reivindicam suplência de Simone Tebet ao Senado - destaque galeria
4 imagens
Simone Tebet, ex-ministra do Planejamento e Orçamento
Petistas reivindicam suplência de Simone Tebet ao Senado - imagem 3
Fernando Haddad (PT)
Lula participou de reunião com Haddad em que foi definido o nome de França como vice da chapa em SP
1 de 4

Lula participou de reunião com Haddad em que foi definido o nome de França como vice da chapa em SP

Ricardo Stuckert / PR
Simone Tebet, ex-ministra do Planejamento e Orçamento
2 de 4

Simone Tebet, ex-ministra do Planejamento e Orçamento

IGO ESTRELA/METRÓPOLES @igoestrela
Petistas reivindicam suplência de Simone Tebet ao Senado - imagem 3
3 de 4

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo e Reprodução
Fernando Haddad (PT)
4 de 4

Fernando Haddad (PT)

Rebeca Ligabue/Metrópoles

A avaliação entre petistas é de que o primeiro suplente de Tebet deveria ser alguém ligado a Fernando Haddad (PT), pré-candidato ao governo paulista.

Para petistas, o partido mereceria a primeira suplência de Tebet para compensar o fato de que o PSB terá duas vagas na chapa majoritária das eleições em São Paulo.

Entre no canal de WhatsApp da Coluna Igor Gadelha

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Além de Tebet, o PSB deve ficar com a vice de Haddad. Para a vaga, Haddad escolheu o ex-ministro do Empreendedorismo Márcio França (PSB).

Aliados de Tebet reagem

Aliados de Tebet, por sua vez, dizem que ela ainda não definiu seus suplentes e ressaltam que não houve nenhum acordo com Lula sobre dar a suplência dela ao PT.

Interlocutores da ex-ministra dizem ainda que a suplência deve ser uma decisão do próprio candidato e de seu partido, sem relação com as chapas majoritárias.