Parlamentares sugerem sistema de contraespionagem para Abin
Parlamentares da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência querem que Abin contrate sistema de contraespionagem
18/04/2023 06:00

Parlamentares da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional vão sugerir à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) a contratação de um sistema de contraespionagem.
A sugestão será levada para o diretor indicado pelo presidente Lula para comandar a Abin, Luiz Fernando Corrêa, na próxima semana, quando ele se reunirá com integrantes da comissão.
O mecanismo ajuda a previnir ou impedir que agentes espiões ou hackers de outros governos ajam para obter segredos e informações estratégicas de inteligência de outro país.
O sistema de defesa existe atualmente em diversos países do mundo. Entre eles, nos Estados Unidos, onde é comandado pela CIA (Agência Central de Inteligência americana).
Entre no canal de WhatsApp da Coluna Igor GadelhaReceba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha
Frequência de envio: Diário
Ver todasSistema de Inteligência
Os deputados e senadores da comissão também pretendem solicitar uma organização mais eficaz do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN), que reúne as operações da Abin e das Forças Armadas.
Até dezembro de 2022, os sistemas eram administrados pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), mas a Casa Civil incorporou as funções da Abin no início do governo Lula.
Nesse cenário, os parlamentares da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência avaliam que o sistema está praticamente abandonado e precisando de novos investimentos.

