metropoles.com

Para lideranças do Centrão, impeachment de Bolsonaro não prospera

Na avaliação de governadores, dirigentes e lideranças legislativas do Centrão, a saída do presidente agora não interessaria nem à oposição

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Presidente Jair Bolsonaro no discurso aos apoiadores na Avenida Paulista, em SP
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro no discurso aos apoiadores na Avenida Paulista, em SP - Foto: Divulgação

Os discursos de Jair Bolsonaro durante os atos de 7 de Setembro, nessa terça-feira (7/9), reacenderam declarações públicas de partidos de centro e da oposição em defesa do impeachment do presidente da República.

Apesar das falas, governadores, dirigentes e lideranças partidárias do Centrão ouvidos pela coluna avaliam, nos bastidores, que um eventual pedido de impeachment de Bolsonaro dificilmente avançaria hoje no Congresso.

A avaliação é a de que a saída de Bolsonaro não interessaria nem mesmo à oposição. Isso porque alçaria à Presidência um personagem que pode “bagunçar” o jogo eleitoral para 2022: o vice-presidente Hamilton Mourão.

As recentes pesquisas eleitorais revelam que a disputa pelo Palácio do Planalto no próximo ano estaria polarizada entre o ex-presidente Lula e Bolsonaro, nome que o petista teria mais chances de derrotar.

Lideranças do Centrão citam também que deputados federais do bloco não aprovariam o impeachment de Bolsonaro hoje, pois estariam “bem abastecidos” com emendas parlamentares pagas pelo governo federal.

Nesse cenário, um governador adversário do presidente avalia que nem o PSDB, primeira sigla a convocar reunião para discutir o apoio a um possível impeachment, teria maioria interna favorável à saída de Bolsonaro.

No geral, caciques do Centrão preferem manter Bolsonaro enfraquecido no poder a tirá-lo do governo. A avaliação é a de que o enfraquecimento do atual presidente fortaleceria uma “terceira via” em 2022.

Para governadores, mesmo não tendo interesse no impeachment agora, lideranças da oposição e de centro seguirão defendendo a saída do presidente da República apenas para “marcar posição política”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?