Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2026Igor Gadelha

Para adversários, Zema desistiu de candidatura ao não ir a debate

Adversários viram decisão de Zema de não ir ao primeiro debate entre os presidenciáveis como sinal de que ele estaria desistindo de disputa

23/08/2026 14:14
FOTO: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Ex-governador de Minas vai disputar o Planalto nestas eleições

A decisão de Romeu Zema (Novo) de não participar do debate deste domingo (23/8) entre os candidatos ao Palácio do Planalto foi vista por seus adversários como um gesto de “desistência” do ex-governador de Minas da disputa presidencial.

Sob reserva, membros das campanhas dos demais presidenciáveis afirmaram que a única explicação possível para Zema não ir ao debate da Band seria a de que ele, sem conseguir crescer nas pesquisas, estaria abrindo mão da disputa.

Para adversários, Zema desistiu de candidatura ao não ir a debate - destaque galeria
3 imagens
Romeu Zema
Romeu Zema, candidato à Presidência pelo partido Novo
Romeu Zema, candidato à presidência pelo partido Novo
1 de 3

Romeu Zema, candidato à presidência pelo partido Novo

Luis Nova/Metrópoles
Romeu Zema
2 de 3

Romeu Zema

Luis Nova/Metrópoles
Romeu Zema, candidato à Presidência pelo partido Novo
3 de 3

Romeu Zema, candidato à Presidência pelo partido Novo

Luis Nova/Metrópoles

Zema enfrenta, assim como Renan Santos (Missão) e Ronaldo Caiado (PSD), o desafio de se tornar mais conhecido do eleitorado para tentar tirar votos de Flávio Bolsonaro (PL) e ir ao segundo turno da eleição contra o presidente Lula (PT).

O debate, que não terá a presença do atual presidente da República nem de Flávio, é visto como a melhor oportunidade para as campanhas atingirem o eleitor que ainda não conhece os postulantes à Presidência da República.

Entre no canal de WhatsApp da Coluna Igor Gadelha

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

No final da manhã do domingo, horas antes do debate, Zema avisou à Band, organizadora do encontro, que não estará presente por causa da ausência de Lula. Sem o petista, Flávio Bolsonaro também não deverá participar.

Sem o trio, estão confirmados para o debate Renan, Caiado e o candidato do Avante à Presidência, Augusto Cury.

Culpa do Lula

Membros da campanha de Zema, entretanto, reforçam que o motivo que levou o ex-governador a não participar do debate não tem nada a ver com uma possível desistência da corrida presidencial, e, sim, com uma estratégia montada para a disputa.

Segundo eles, sem Flávio e sem Lula, o debate “perderá o impacto”. Dizem ainda que Zema compensará a ausência em outras oportunidades. Citam, por exemplo, a sabatina que o ex-governador no Jornal Nacional, marcada para segunda-feira (24/8).