metropoles.com

Pacheco marca votação no Senado para disputa por vaga no TCU

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), marcou data da votação para escolha do substituto do ministro do TCU Raimundo Carreiro

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Filiação do presidente do senado, Rodrigo Pacheco, ao PSD
1 de 1 Filiação do presidente do senado, Rodrigo Pacheco, ao PSD - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse à coluna que marcará para próxima terça-feira (14/12) a votação para escolha do substituto do ministro Raimundo Carreiro no Tribunal de Contas da União (TCU).

Carreiro se aposentará da Corte aos 73 anos após ser indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir o cargo de embaixador do Brasil em Portugal. A vaga dele no TCU é de indicação do Senado.

Pelas regras definidas por Pacheco, os senadores só poderão votar de forma presencial. A votação será secreta, por meio de cédulas de papel que poderão ser depositadas em uma urna no plenário ou na chapelaria do Senado.

Vencerá a disputa o candidato que tenha apoio da maioria simples dos senadores presentes. A votação só será aberta, porém, com a presença de, no mínimo, 41 senadores na Casa.

Disputam a vaga de Carreiro os senadores Antonio Anastasia (PSD-MG); Fernando Bezerra (MDB-PE), líder do governo no Senado; e Kátia Abreu (PP-TO).

Os favoritos hoje são Anastasia, que tem o presidente do Senado como principal cabo eleitoral, e Kátia Abreu, que conta com apoio de Bolsonaro, de ministros do Palácio do Planalto e de parte da oposição.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?