Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

Os bastidores da conversa entre Bolsonaro e Zelensky

Presidente brasileiro conversou com o mandatário da Ucrânia por telefone na manhã desta segunda-feira (18/7)

18/07/2022 14:00, atualizado 18/07/2022 18:26
Compartilhar notícia
Ukrainian Presidency / Handout/Anadolu Agency via Getty Images
Presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, durante conferência virtual. Ele está sentado diante de uma mesa e usa um notebook, sorrindo- Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro conversou na manhã desta segunda-feira (18/7), por telefone, com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Na conversa, que durou cerca de 25 minutos, Zelensky ressaltou semelhanças no perfil político dos dois e pediu ajuda econômica ao chefe do Palácio do Planalto.

Segundo fontes da diplomacia brasileira, o presidente ucraniano pediu ajuda de Bolsonaro para retomar as exportações de grãos da Ucrânia, sobretudo do trigo. O Brasil é conhecido como um dos maiores importadores globais do grão, ao comprar de fora entre 50% e 60% do trigo consumido pelo mercado interno.

Em resposta, o presidente brasileiro afirmou que o Itamaraty conversaria com os ministérios da Agricultura e da Economia para verificar o que poderia ser feito. Bolsonaro ressaltou, porém, que a princípio há interesse do Brasil em comprar produtos mais baratos para ajudar a diminuir a inflação.

Na conversa, Zelensky também fez um relato sobre a situação da guerra contra a Rússia, que deve completar cinco meses nos próximos dias. O presidente ucraniano agradeceu o fato de o Brasil endossar resoluções multilaterais contra a agressão russa, como na ONU e outros órgãos internacionais.

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Semelhanças

O mandatário da Ucrânia ainda lembrou semelhanças no perfil político entre ele e Bolsonaro. Segundo fontes do governo brasileiro, Zelensky destacou que tanto ele quanto o chefe do Planalto foram eleitos como candidatos antissistema e com pautas conservadoras e anticorrupção.

Bolsonaro conversou com o presidente da Ucrânia de uma das salas Planalto. Ele estava acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Carlos França. Foi a primeira conversa entre os dois presidentes desde o início da invasão russa em território ucraniano, em fevereiro de 2022.