Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

Os 2 motivos pelos quais Tarcísio ainda não migrou para o PL

Privatização da Sabesp e eleições municipais em SP têm contribuído para adiar a migração do governador Tarcísio de Freitas para o PL

20/05/2024 11:16, atualizado 20/05/2024 17:08
Compartilhar notícia
Mônica Andrade/Governo do Estado de SP
foto colorida de Tarcísio de Freitas no Palácio dos Bandeirantes durante anúncio de 43 mil novas moradias no estado - Metrópoles

Embora seja dada como certa por Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro, a migração do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para o PL ainda não se concretizou por dois motivos principais.

O primeiro deles, segundo apurou a coluna, é o processo de privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), já aprovado pela assembleia legislativa e em votação em câmaras municipais.

O governador quer esperar a conclusão do processo, por temer que uma eventual migração do Republicanos para o PL provoque reações políticas que venham a atrapalhar a privatização da estatal.

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

O segundo motivo pelo qual Tarcísio não se filiou ao PL é a eleição municipal de outubro. O governador quer encaminhar alguns candidatos do Republicanos em São Paulo que prometeu apoio este ano.

O principal foco é em Guarulhos, segundo maior município do estado. Tarcísio apoia o nome do deputado estadual Jorge Wilson. Conhecido como “Xerife do Consumidor”, ele é o líder do governo na Assembleia.

O governador está empenhado em eleger Wilson porque a eventual vitória levaria Danilo Campetti (Republicanos), policial federal que foi seu segurança e assessor, a assumir uma vaga de deputado estadual.

Já Valdemar lançou outro candidato em Guarulhos: o vereador Lucas Sanches (PL). Mesmo sendo filiado ao PL, Bolsonaro resiste a apoiar o parlamentar e tende, hoje, a pedir voto em Jorge Wilson.

O que Tarcísio tem dito sobre ir para o PL

À coluna, Valdemar disse nesta segunda-feira (20/5) que Tarcísio deve migrar para o PL em julho, “se Deus quiser”. O governador, por sua vez, tem evitado cravar datas, mesmo nos bastidores.

Tarcísio tem repetido a interlocutores não ter por que mudar de legenda no momento. Ele também destaca que pretende ajudar o Republicanos nas eleições municipais deste ano no estado de São Paulo.