Igor Gadelha

Número de brasileiros deportados do EUA cresce 770% em quatro anos

Segundo dados do Itamaraty, número de brasileiros deportados do EUA em voos coletivos passou de 320, em 2021, para 2.785, em 2025

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Alex Wong/Getty Images
Presidente dos EUA, Donald Trump, responde a perguntas da imprensa durante uma reunião com executivos do setor de petróleo e gás no Salão Leste da Casa Branca, em 9 de janeiro de 2026, em Washington, DC - Metrópoles
1 de 1 Presidente dos EUA, Donald Trump, responde a perguntas da imprensa durante uma reunião com executivos do setor de petróleo e gás no Salão Leste da Casa Branca, em 9 de janeiro de 2026, em Washington, DC - Metrópoles - Foto: Alex Wong/Getty Images

Dados do Itamaraty enviados à Câmara dos Deputados mostram crescimento de 770% no número de brasileiros deportados dos Estados Unidos entre os anos de 2021 e 2025, na volta de Donald Trump à Casa Branca.

Segundo requerimento de informação do Ministério das Relações Exteriores, em resposta ao deputado Rui Falcão (PT-SP), em 2021 foram apenas 320 deportados em voos coletivos. No ano passado, esse número chegou a 2.785.

Número de brasileiros deportados do EUA cresce 770% em quatro anos - destaque galeria
3 imagens
Palácio do Itamaraty
Palácio do Itamaraty
Itamaraty: mais de 4 mil brasileiros já deixaram o Oriente Médio
1 de 3

Itamaraty: mais de 4 mil brasileiros já deixaram o Oriente Médio

Reprodução/Ana de Oliveira/AIG-MRE
Palácio do Itamaraty
2 de 3

Palácio do Itamaraty

Gustavo Lucena / Metrópoles
Palácio do Itamaraty
3 de 3

Palácio do Itamaraty

Agência Brasil

Mesmo durante o mandato do democrata Joe Biden, houve crescimento expressivo no número de brasileiros que retornaram em voos coletivos de deportação, segundo os dados fornecidos pelo Itamaraty.

Em 2022, foram 1.560 brasileiros deportados. No ano seguinte, 2023, o ministério aponta 1.471 deportações em voos coletivos. Já em 2024, a pasta registra 1.640 brasileiros que retornaram dos EUA em deportações.

Além disso, como mostrou a coluna, o Itamaraty apontou cerca de 2,6 mil brasileiros em prisões americanas por problemas migratórios.

Vistos suspensos

Nesta quarta-feira (14/1), o governo Trump anunciou a suspensão de vistos para imigrantes do Brasil e de mais 74 países, entre eles Rússia, Irã, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia, Somália e Iêmen.

O porta-voz do Departamento de Estado, Tommy Piggot, disse à Fox News que a medida visa “considerar inelegíveis potenciais imigrantes que se tornariam um fardo para os Estados Unidos e explorariam a generosidade do povo americano”, referindo-se a estrangeiros que poderiam depender do sistema de assistência social e de benefícios públicos dos EUA.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?