metropoles.com

Na ONU, Bolsonaro tenta equilibrar aceno à base ideológica e ao mercado

Ao mesmo tempo em que ressuscitou discurso ideológico de campanha, presidente ressaltou leilões de infraestrutura e medidas ambientais

atualizado

Compartilhar notícia

Alan Santos/PR
O presidente Jair Bolsonaro durante a abertura da 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas
1 de 1 O presidente Jair Bolsonaro durante a abertura da 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas - Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro tentou equilibrar acenos a sua base ideológica e ao mercado financeiro durante discurso na 76ª Assembleia Geral da ONU, nesta terça-feira (21/9), em Nova York.

Os acenos à ala ideológica vieram no início e no fim da fala. Logo no começo do discurso, Bolsonaro ressuscitou discurso de campanha e do início do governo, dizendo ser um presidente que acredita em Deus e na família.

Também nessa toada, afirmou que o governo está há dois anos e oito meses sem “casos concretos” de corrupção e sustentou ter recuperado as empresas estatais brasileiras e livrado o Brasil do “socialismo”.

No fim do discurso, a sinalização à ala ideológica se deu ao criticar medidas de isolamento social na pandemia, defender o tratamento precoce contra a Covid-19 e se posicionar contra o passaporte de vacinação.

Já os acenos ao mercado financeiro foram feitos no meio da fala, quando Bolsonaro declarou, por exemplo, que o Brasil fará, “nos próximos dias”, o leilão para tecnologia 5G e ressaltou leilões na área de infraestrutura.

O presidente também fez questão de enfatizar medidas na área ambiental, tema tão sensível ao mercado. Ele destacou a redução desmatamento na Amazônia e antecipação de 2060 para 2050 da emissão de carbono zero.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?