Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

Mirando 2026, petistas usam tarifas de Trump para atacar adversários

Sem poder agir contra tarifas de Trump, lideranças petistas planejam minar credibilidade de adversários que apoiaram eleição do republicano

17/02/2025 10:00, atualizado 17/02/2025 14:17
Compartilhar notícia
Andrew Harnik/Getty Images
Presidente dos EUA, Donald Trump - Metrópoles

De mãos atadas em relação às tarifas que Donald Trump prometeu impor sobre o aço brasileiro, lideranças petistas querem aproveitar o fato para tentar obter ganhos políticos visando 2026.

A ordem na bancada do PT no Congresso Nacional é deixar o governo Lula agir diante da decisão da Casa Branca e levar o debate para o campo da política brasileira.

Mirando 2026, petistas usam tarifas de Trump para atacar adversários - destaque galeria
3 imagens
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
O presidente americano Donald Trump
O presidente americano Donald Trump
1 de 3

O presidente americano Donald Trump

Andrew Harnik/Getty Images
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
2 de 3

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Andrew Harnik/Getty Images
O presidente americano Donald Trump
3 de 3

O presidente americano Donald Trump

Andrew Harnik/Getty Images

A estratégia dos petistas é expor adversários que defenderam a eleição de Trump nos Estados Unidos, associando-os ao prejuízo que a política econômica do presidente americano pode impor ao Brasil.

Entre os alvos dos petistas estão dois governadores que apoiaram publicamente a eleição de Trump: Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais.

Ambos são cotados como possíveis candidatos à Presidência da República. Em novembro de 2024, Tarcísio, por exemplo, chegou a vestir o boné de campanha de Trump com os dizeres “Faça a América Grande Novamente”.

As críticas, inclusive, já estão sendo feitas por ministros do governo Lula. Alexandre Silveira (Minas e Energia), que tem Minas como seu reduto eleitoral, classificou Zema, na quarta-feira (12/2), como “lambe-botas de Trump”.

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters