Ministra de Lula cria grupo sobre indígenas de SP sem governo Tarcísio
Ministra Sônia Guajajara criou grupo de trabalho para debater situação de indígenas em SP, sem incluir governo Tarcísio como integrante

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, criou nesta segunda-feira (22/1) um grupo de trabalho (GT) para debater a situação dos indígenas no estado de São Paulo.
A ministra do presidente Lula, entretanto, deixou o governo estadual, chefiado pelo governador bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos), de fora do grupo.
Na portaria que cria o GT, estão previstos como membros do grupo, com direito a voto, apenas departamentos e secretarias do Ministério dos Povos Indígenas e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai):
- Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos;
- Departamento de Mediação e Conciliação de Conflitos Indígenas;
- Secretaria Nacional de Articulação e Promoção de Direitos Indígenas;
- Secretaria Nacional de Gestão Ambiental e Territorial Indígena;
- Secretaria Nacional de Direitos Territoriais Indígenas;
- Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha
Frequência de envio: Diário
Ver todasDe acordo com a portaria, o governo paulista poderá ser “convidado” a participar das reuniões do grupo de trabalho, mas sem direito a voto nas decisões tomadas pelo colegiado.
Entre no canal de WhatsApp da Coluna Igor GadelhaTambém participarão apenas convidados representantes do Ministério Público Federal, das defensorias Ppúblicas da União e do Estado e representantes dos povos indígenas de São Paulo.
Outro lado
A coluna questionou o ministério comandado por Sônia Guajajara por que o governo paulista foi excluído, mas ainda não obteve resposta. O espaço segue aberto para manifestações.




