O Ministério da Defesa decidiu indicar o secretário-geral da pasta, general Sergio José Pereira, como interlocutor do governo Jair Bolsonaro com a equipe de transição do presidente eleito.
A indicação foi feita pelo atual ministro da Defesa, o também general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e confirmada à coluna pela assessoria da pasta nesta quinta-feira (17/11).
Com a indicação, o ministério se antecipa ao governo de transição de Lula, que ainda não anunciou oficialmente, até o momento, os representantes do grupo temático da Defesa.
Por ora, como noticiou a coluna, a ponte com os militares vem sendo feita diretamente pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), coordenador-geral da equipe de transição.
Perfil
Na reserva remunerada desde dezembro de 2012, Sérgio Pereira é ligado ao general Braga Netto, que foi candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro este ano.
O militar está no cargo de secretário-geral do Ministério da Defesa desde abril de 2021. Ele foi nomeado por Braga Netto, que assumiu o comando da pasta naquele mês.
Antes disso, os dois já tinham trabalhado juntos no gabinete de intervenção federal no Rio de Janeiro e na Casa Civil, onde Sérgio Pereira foi número 2 de Braga Netto.