metropoles.com

Máscara e fala contida: os cuidados de Lula nas reuniões em Brasília

Em reunião com parlamentares e aliados, presidente prefere ficar de máscara e concentrou reuniões em seu hotel nos primeiros dias

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Ex-presidente Lula em foto ao lado de Paulinho da Força (Solidariedade). Ambos usam máscara, roupa social e uma mão oferece álcool em spray para Lula, enquanto Paulinho olha - Metrópoles
1 de 1 Ex-presidente Lula em foto ao lado de Paulinho da Força (Solidariedade). Ambos usam máscara, roupa social e uma mão oferece álcool em spray para Lula, enquanto Paulinho olha - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

A nova onda de Covid-19 no Brasil e a cirurgia que fez na laringe levaram Lula a adotar uma série de cuidados durante as reuniões com políticos e integrantes da equipe de transição nesta semana, em Brasília.

Um das primeiras precauções foi concentrar os encontros no hotel em que está hospedado, nos primeiros dias. Segundo aliados, a decisão visou ter um controle maior do acesso ao presidente da República eleito.

A avaliação foi de que no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição, na capital federal, o acesso a Lula estava “mais solto”.

Lula só foi ao CCBB uma vez nesta semana, na segunda-feira (28/11). Naquele dia, teve uma reunião com o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, e recebeu lideranças do MDB no local.

A partir da terça-feira (29/11), o petista passou a concentrar suas agendas no hotel. Lá, já se reuniu com economistas, parlamentares do PSD e do União Brasil e com os presidentes da Câmara e do Senado.

Nesta quinta-feira (1/12), há previsão de o presidente eleito voltar para o CCBB, onde estão previstas uma série de reuniões. Entre elas, uma reunião com as centrais sindicais.

Máscara e fala contida

No hotel, as reuniões de Lula aconteceram em uma das salas da suíte presidencial. Na maioria dos encontros, como na reunião com deputados e senadores do PSD, o presidente eleito usou máscara de proteção.

Nas conversas, Lula costuma iniciar dizendo que, por recomendação médica, falará pouco para poupar sua voz. Em meados de novembro, o petista fez uma cirurgia na laringe.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?