Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

Lula reconhece a vitória de Trump

Presidente Lula divulgou nesta quarta-feira (6/11) mensagem reconhecendo a vitória de Donald Trump nas eleições americanas

06/11/2024 08:08, atualizado 06/11/2024 09:43
Compartilhar notícia
Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida do presidente Lula fazendo legal com as mãos - Metrópoles

O presidente Lula vai reconhecer a vitória de Donald Trump nas eleições para a Casa Branca de 2024, garantem ministros do governo petista ouvidos pela coluna.

Segundo esses auxiliares, Lula deverá divulgar, ainda nesta quarta-feira (6/11), mensagem reconhecendo a vitória do candidato republicano sobre Kamala Harris.

Lula reconhece a vitória de Trump - destaque galeria
4 imagens
Donald Trump foi eleito o 47º presidente dos EUA nesta terça-feira
Lula torcia para candidata democrata Kamala Harris
Kamala e Trump disputaram as eleições presidenciais americanas de 2024
Ele reclamou de dores de cabeça ao longo do dia
1 de 4

Ele reclamou de dores de cabeça ao longo do dia

Reprodução/ Governo Federal
Donald Trump foi eleito o 47º presidente dos EUA nesta terça-feira
2 de 4

Donald Trump foi eleito o 47º presidente dos EUA nesta terça-feira

Arte/Metrópoles
Lula torcia para candidata democrata Kamala Harris
3 de 4

Lula torcia para candidata democrata Kamala Harris

Arte Metrópoles
Kamala e Trump disputaram as eleições presidenciais americanas de 2024
4 de 4

Kamala e Trump disputaram as eleições presidenciais americanas de 2024

Arte Metrópoles

Por ora, ministros do Palácio do Planalto descartam ligação de Lula para Trump. Eles lembram que o petista raramente costuma ligar para candidatos vitoriosos.

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Lula não torce para Trump

Durante a campanha, Lula assumiu publicamente que estava “torcendo” por Kamala. Em uma entrevista na sexta-feira (1º/11), o petista afirmou que a vitória da candidata sobre Trump seria mais “seguro” para a democracia.

“Sou amante da democracia. Acho que é o melhor sistema de governo que a sociedade construiu no mundo. Ela permite aos contrários, os antagônicos, uma disputa civilizada na discussão de ideias, sem violência. Acho que, a Kamala ganhando as eleições, é muito mais seguro para fortalecer a democracia nos Estados Unidos”, afirmou Lula a uma emissora de TV francesa.

Atualização, às 9h05: Presidente Lula postou uma mensagem na rede sociail X às 8h56 reconhecendo publicamente a vitória de Trump na eleição americana.

“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à Presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, escreveu o mandatário brasileiro.