
Igor GadelhaColunas

Lula vai à Bahia para o 2 de Julho e inauguração de teatro
Será o quarto ano consecutivo que o presidente Lula participa do tradicional desfile do 2 de Julho em Salvador, capital da Bahia
atualizado
Compartilhar notícia

Com a campanha eleitoral batendo à porta, o presidente Lula planeja estar em Salvador dia 2 de Julho para participar da tradicional celebração da Independência da Bahia pelo quarto ano consecutivo.
A previsão é de que Lula desfile pelas ruas da capital baiana ao lado do governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), que, assim como o presidente, disputará a reeleição em outubro.
O desfile do 2 de Julho costuma reunir em Salvador toda a classe política do Nordeste, da esquerda à direita. A data marca a expulsão das tropas portuguesas do estado da Bahia.
Diferentemente do 7 de Setembro, que tem forte presença dos militares, o 2 de Julho é um evento histórico popular, com desfiles cívicos e culturais pelas ruas da capital baiana.
Em 2025, Lula enviou projeto de lei à Câmara propondo transformar a data em feriado nacional. A proposta está parada e aguarda despacho do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Reabertura de teatro
Além do desfile, Lula deve participar da reabertura da sala principal do Teatro Castro Alves, na região central de Salvador, em 1º de julho. O local está fechado há três anos após incêndio.
O evento, segundo apurou a coluna, deve ter shows de grandes artistas baianos. Entre os cantores cotados para se apresentarem, estão Maria Bethânia, Gilberto Gil e Caetano Veloso.





