Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

Lula tem almoço secreto com Moraes em meio ao caso Master

Almoço de Lula e Alexandre de Moraes ocorreu em meio à crise que atingiu o STF após o caso Master e não foi registrado nas agendas oficiais

27/01/2026 16:58, atualizado 28/01/2026 08:50
Compartilhar notícia
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Lula e Alexandre de Moraes do STF - Metrópoles 2

O presidente Lula teve um almoço secreto com o ministro do STF Alexandre de Moraes na semana retrasada em Brasília. O encontro aconteceu em meio à crise que atingiu a Corte por envolvimento de magistrados com o Banco Master.

Lula e Moraes almoçaram a sós, segundo três fontes do governo e do Judiciário ouvidas pela coluna sob reserva. A reunião ocorreu não foi incluída nem pelo presidente, nem pelo ministro em suas respectivas agendas oficiais.

Lula tem almoço secreto com Moraes em meio ao caso Master - destaque galeria
4 imagens
O presidente Lula
Ministro Alexandre de Moraes, do STF
O presidente Lula
Eduardo Bolsonaro tenta  apontar vínculo entre Lula, Moraes e o narcotráfico
1 de 4

Eduardo Bolsonaro tenta apontar vínculo entre Lula, Moraes e o narcotráfico

Igo Estrela / Metrópoles
O presidente Lula
2 de 4

O presidente Lula

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Ministro Alexandre de Moraes, do STF
3 de 4

Ministro Alexandre de Moraes, do STF

Foto: Nelson Jr./SCO/STF
O presidente Lula
4 de 4

O presidente Lula

Igo Estrela/Metrópoles

Aliados de Lula e Moraes afirmam que a pauta principal do encontro teria sido segurança pública. A audiência ocorreu na esteira da escolha do ex-procurador Wellington César Lima como novo ministro da Justiça e da Segurança Pública.

A outra reunião de Lula e Moraes

O almoço reservado foi o segundo encontro entre Lula e Moraes em janeiro. No dia 15, o petista recebeu o ministro, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e outros membros do governo para uma reunião ampliada.

A audiência ampliada aconteceu Planalto um dia após Moraes abrir, de ofício, um inquérito para investigar se a Receita Federal e o Coaf teriam quebrado o sigilo fiscal de ministros da Corte e familiares de forma irregular.

O almoço de Lula com Toffoli

Em dezembro, Lula já tinha tido um almoço reservado com Dias Toffoli, relator do caso Master no STF. O encontro, revelado pelo colunista Lauro Jardim, contou com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Tanto Toffoli quanto Moraes foram alvos de reportagens que apontam relações pouco ortodoxas com o Master. No caso de Moraes, a imprensa revelou que o banco contratou o escritório de advocacia da esposa do ministro.

De acordo com reportagem da colunista Malu Gaspar, o contrato entre o escritório de Viviane Barci de Moraes e o Banco Master tinha um valor global de R$ 129 milhões, a serem pagos em parcelas mensais de R$ 3,6 milhões.

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters