metropoles.com

Lula nomeia para Comissão de Ética advogado que o visitava na prisão

Um dos principais aliados de Lula quando estava preso, o advogado Manoel Caetano foi nomeado para Comissão de Ética Pública da Presidência

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Recém-empossado presidente Lula chega ao Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, acompanhado da esposa Janja da Silva, para recepção com chefes de Estados e líderes de delegações estrangeiros - Metrópoles
1 de 1 Recém-empossado presidente Lula chega ao Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, acompanhado da esposa Janja da Silva, para recepção com chefes de Estados e líderes de delegações estrangeiros - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente Lula nomeou como membro da Comissão de Ética Pública da Presidência um de seus aliados mais próximos do período em que esteve preso em Curitiba: o advogado Manoel Caetano.

A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (7/2) junto a de outros dois aliados de Lula, Kenarik Boujikian e Bruno Lemos. Os três substituirão indicados por Jair Bolsonaro para o colegiado.

A amizade entre Lula e Caetano começou após a prisão do petista, em abril de 2018. Indicado como um dos advogados do petista, ele visitava o presidente diariamente na superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

A tarefa era dividida por Caetano com o adovgado Luiz Carlos Rocha. Primos e sócios há mais de 13 anos, os dois passaram a atuar na defesa de Lula a convite de Roberto Teixeira, amigo e advogado do presidente.

Ao longo do tempo, Lula ganhou confiança na dupla, que passou a a acompanhar praticamente todas as reuniões do presidente na cela, incluindo as conversas sobre políticas.

Após a eleição, Caetano chegou a ser cotado para ser ministro da Controladoria-Geral da União (CGU). Lula, porém, acabou optando pelo advogado Vinícius Marques de Carvalho.

Presidente Lula indicou o advogdo Manoel Caetano (à esquerda do petista) para a Comissão de Ética Pública da Presidência

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?