Notícias, furos e bastidores de política e economia. Com Gustavo Zucchi

Lula está “preocupado” com a renovação do Congresso em 2022

Ex-presidente prometeu atuar para que campo progressista consiga eleger um bom número de representantes, sobretudo para Câmara dos Deputados

atualizado 16/04/2022 12:40

Aline Massuca/Metrópoles

Líder nas pesquisas de intenção de voto ao Palácio do Planalto, o ex-presidente Lula está “preocupado” com a renovação do Congresso Nacional nas eleições deste ano.

A preocupação foi externada pelo petista nas conversas que teve com lideranças do PT e de outros partidos durante sua recente passagem por Brasília nesta semana.

A previsão no PT é de que a renovação na Câmara chegue a 60% nas eleições de outubro. Nesse cenário, Lula alertou que o campo progressista precisa eleger um número expressivo de representantes.

Em reunião na terça-feira (12/4), Lula debateu com deputados o cenário eleitoral estado por estado. Ele prometeu trabalhar para o fortalecimento das chapas no PT, inclusive, fazendo campanha para os candidatos.

O temor do ex-presidente é repetir o resultado das eleições de 2018. Com a vitória de Jair Bolsonaro na disputa presidencial, o Congresso eleito foi considerado por analistas como o “mais conservador da história”.

Em especial, pelo grande número de parlamentares bolsonaristas e conservadores eleitos, que inflaram o tamanho do então partido do presidente eleito, o PSL.

Orçamento secreto

Como mostrou a coluna, Lula também está preocupado com o “orçamento secreto”. O petista, inclusive, pretende levar o tema para a campanha eleitoral deste ano.

Mais lidas
Últimas notícias