Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

Lula e Pacheco desistem de reunião na véspera da sabatina de Zanin

Reunião poderia passar uma impressão errada de haver negociação entre Pacheco e Lula para aprovar a indicação de Zanin no Senado

19/06/2023 09:22, atualizado 19/06/2023 11:03
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) aperta a mão do presidente Lula (PT)

O presidente Lula e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), desistiram de se reunir nesta segunda-feira (19/6), véspera da sabatina do advogado Cristiano Zanin, indicado do petista ao STF.

A avaliação, segundo ministros do Palácio do Planalto, foi de que a reunião poderia passar uma impressão errada de haver negociação entre Pacheco e Lula para aprovar a indicação de Zanin no Senado.

O principal temor foi que o encontro às vésperas da sabatina de Zanin indicasse negociação pela segunda vaga no STF, que Lula indicará em outubro, após a aposentadoria da atual presidente da Corte, Rosa Weber.

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Pacheco tem interesse na vaga. Assim como o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, onde Zanin será sabatinado na quarta-feira (21/6).

Entre no canal de WhatsApp da Coluna Igor Gadelha

O cálculo de Alcolumbre é que a eventual indicação de Pacheco ao Supremo abriria caminho para o parlamentar do União Brasil voltar a presidir o Senado, Casa que já comandou entre 2019 e 2020.

Lula e Pacheco cogitaram se reunir para alinhar estratégias antes da viagem do presidente da República à Europa. O petista embarca nesta segunda para cumprir agendas em Roma, no Vaticano e em Paris.