metropoles.com

Caso Abin: governo Lula tira cargo de confiança de investigado

Investigado no caso Abin, o policial federal Carlos Afonso Coelho foi dispensado de cargo de confiança que ocupava no governo Lula atualment

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
PF Polícia Federal
1 de 1 PF Polícia Federal - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O governo Lula dispensou, na sexta-feira (26/1), ao menos um dos investigados no esquema de espionagem ilegal da Abin que ainda ocupava cargos de confiança na estrutura do Poder Executivo.

Trata-se do delegado da Polícia Federal Carlos Afonso Coelho, que ocupava o cargo de coordenador do Comando de Aviação Operacional da corporação desde outubro de 2023.

A dispensa foi publicada no Diário Oficial da União da sexta. A medida atende à decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes, que ordenou afastamento dos investigados do caso Abib de funções públicas.

Cargo de confiança

Como mostrou a coluna, Carlos Afonso ganhou o cargo de coordenador do Comando de Aviação Operacional da PF, cargo de confiança dentro da corporação, em outubro de 2023.

A designação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 16 de outubro, já durante o governo Lula, com assinatura do secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli.

Na investigação da PF, Carlos Afonso é apontado como um dos integrantes do “núcleo de alta gestão” da organização que se instalou na Abin para monitorar ilegalmente autoridades e outras pessoas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?