metropoles.com

Lula deve começar a despachar do Planalto nesta semana

Presidente Lula deve começar a trabalhar do Palácio do Planalto ainda nesta semana, após ajustes no gabinete presidencial

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Funcionários realizam pintura e limpeza da área externa do Palácio do Planalto
1 de 1 Funcionários realizam pintura e limpeza da área externa do Palácio do Planalto - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve começar a despachar do Palácio do Planalto ainda nesta semana, a primeira de seu terceiro mandato, de acordo com auxiliares do petista.

Na segunda-feira (2/1), primeiro dia útil do novo governo Lula, o gabinete presidencial no terceiro andar do Planalto passou por limpeza e troca de parte do mobiliário.

Como mostrou a coluna, ao menos dois móveis que eram usados por Jair Bolsonaro foram substituídos: a mesa principal onde o agora ex-presidente despachava e uma mesa de centro.

Funcionários do Palácio do Planalto também retiraram o tapete sob o qual ficava a mesa principal de trabalho de Bolsonaro, para que o piso do gabinete presidencial fosse limpo.

Nos próximos dias, o gabinete deve passar por uma varredura a ser feita pela equipe de segurança de Lula. Entre aliados do presidente, há um temor de que Bolsonaro tenha deixado escutas.

Enquanto sua sala é preparada, Lula despachará do hotel onde está hospedado em Brasília. Na segunda, o presidente também usou o Palácio do Itamaraty para receber autoridades estrangeiras.

Configuração de 2010

Segundo auxiliares, Lula pediu que a configuração dos gabinetes de ministros palacianos fosse a mesma de 2010, último ano de seu segundo mandato como presidente da República.

Dessa forma, a Casa Civil e a Secretaria-Geral da Presidência devem ficar do lado direito do quarto andar do Planalto e a Secretaria de Relações Institucionais (SRI), no lado esquerdo.

Na gestão Bolsonaro, a Casa Civil e a Secretaria de Governo (equivalente da SRI) ficavam do mesmo lado, no quarto andar, separadas da Secretaria-Geral da Presidência, que ficava no lado oposto.

Gabinete de Janja

Lula também pediu para que auxiliares reservassem uma sala para a primeira-dama, Janja, próximo ao gabinete presidencial, no terceiro andar. A sala de Janja terá vista para a Praça dos Três Poderes.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?

Notificações