metropoles.com

Lula decide manter Juscelino e ordena que ministro reforce sua defesa

Após reunião no Planalto, presidente Lula decidiu manter Juscelino Filho no cargo e orientou ministro das Comunicações a reforçar sua defesa

atualizado

Compartilhar notícia

Breno Esaki/Especial Metrópoles
Presidente Lula e Juscelino Filho, ministro das comunicações e o presidente Lula
1 de 1 Presidente Lula e Juscelino Filho, ministro das comunicações e o presidente Lula - Foto: Breno Esaki/Especial Metrópoles

O presidente Lula decidiu manter o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), no cargo pelo menos por ora. A decisão foi tomada após reunião entre os dois na tarde desta segunda-feira (6/3), em Brasília.

O encontro aconteceu no Palácio do Planalto e contou também com as presenças dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, ambos filiados ao PT.

Segundo apurou a coluna, a ordem de Lula e de ministros palacianos foi para que Juscelino reforce sua defesa pública à sociedade em relação às denúncias contra o ministro feitas pela imprensa nas últimas semanas.

O titular das Comunicações já tinha começado a estratégia antes mesmo da reunião com Lula. No início da tarde desta segunda, Juscelino publicou um vídeo chamando as denúncias contra ele de “injusta distorção dos fatos”.

Pesou a favor de Juscelino as manifestações de apoio que ele recebeu de lideranças do União Brasil. O temor no Planalto era de que uma eventual demissão do ministro agora prejudicasse o governo no Congresso.

Por ora, a ordem no governo Lula é aguardar o desenrolar dos fatos e, principalmente, o julgamento do caso de Juscelino pela Comissão de Ética da Presidência da República.

Mais cedo, a coluna já havia noticiado que a aposta de ministros do Planalto era de que o presidente manteria Juscelino no cargo, apesar de todas as denúncias.

Pressão

Juscelino vinha sendo pressionado a deixar o cargo após o jornal O Estado de S. Paulo revelar que ele usou avião da FAB e recebeu diárias para esticar um fim de semana em São Paulo, para compromissos pessoais.

Na quinta-feira (2/3), Juscelino disse ter devolvido as diárias da viagem. No fim de semana, ele afirmou no Twitter que “não houve irregularidades nas viagens” e que “tudo está devidamente documentado”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?