
Igor GadelhaColunas

Lula decide exonerar ministros para votar MP alternativa ao IOF
A MP, que prevê arrecadação extra de R$ 17 bilhões ao governo em 2026, precisa ser aprovada até 23h59 da quarta-feira por Câmara e Senado
atualizado
Compartilhar notícia

O presidente Lula decidiu exonerar ministros do governo que são deputados para que eles retomem seus mandatos na Câmara e votem a favor da medida provisória (MP) que substitui a alta original do IOF.
A decisão foi tomada por Lula após reunião com os líderes do governo no Legislativo na tarde desta quarta-feira (8/10), no Palácio da Alvorada, residência oficial do petista, em Brasília.
Segundo apurou a coluna, serão exonerados temporariamente para votar a MP os ministros: André Fufuca (PP-MA), do Esporte; Celso Sabino (União-PA), do Turismo; e Silvio Costa Filho (Republicanos-PB), dos Portos.
A MP, que prevê uma arrecadação extra de R$ 17 bilhões para o governo em 2026, precisa ser aprovada até as 23h59 da quarta-feira tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado para não perder a validade.
O governo, contudo, enfrenta forte resistência de partidos do Centrão, sobretudo na Câmara. O discurso dessas siglas é de que a MP seria um “presentão” eleitoral para Lula em 2026, ano em que o petista deve tentar reeleição.







