metropoles.com

Lula envia Celso Amorim para reunião entre Venezuela e EUA

À coluna Celso Amorim afirmou que participação do Brasil na reunião entre Venezuela e EUA foi exigência do governo venezuelano

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Presidente Lula e o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais Celso Amorim -- Metrópoles
1 de 1 Presidente Lula e o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais Celso Amorim -- Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou o ex-chanceler brasileiro Celso Amorim para acompanhar in loco a reunião entre autoridades da Venezuela e dos Estados Unidos, nesta terça-feira (17/10), em Barbados, na região do Caribe.

A expectativa é que, no encontro, os dois países firmem um acordo que prevê a redução das sanções impostas por Washington, em troca de garantias sobre a condução das eleições presidenciais por Caracas previstas para 2024.

Diplomata aposentado, Celso Amorim é o atual chefe da assessoria especial de Lula e um dos principais conselheiros do presidente para a área internacional. O ex-chanceler foi acompanhado de integrantes da sua equipe no Planalto.

À coluna Celso Amorim confirmou que já está em Barbados. Segundo ele, a participação do Brasil na reunião foi uma exigência da Venezuela. “Foi um pedido expresso do governo venezuelano”, afirmou o ex-chanceler.

Lula conversa com Maduro

Na segunda-feira (16/10), Amorim acompanhou a conversa por telefone de Lula com o presidente da Venezuela, o ditador Nicolás Maduro. Segundo comunicado do Planalto, o assunto do telefonema foi justamente o acordo para eleições livres.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?