metropoles.com

Lula assinará acordo para Embraer produzir Super Tucano em Portugal

Em Lisboa, Lula assinará acordo para permitir produção da aeronave de defesa “Super Tucano” pela Embraer em parceria com a portuguesa Ogma

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/FAB
Aeronave “Super Tucano da FAB
1 de 1 Aeronave “Super Tucano da FAB - Foto: Divulgação/FAB

Lisboa — O presidente Lula formalizará, durante sua viagem a Lisboa, um acordo para permitir a produção do avião de defesa “Super Tucano” em Portugal, por meio de uma parceria entre a Embraer e a portuguesa Ogma.

A informação foi confirmada à coluna pelos ministros da Defesa, José Múcio Monteiro, e da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos. Ambos acompanham o presidente na viagem a Portugal.

Segundo Múcio, as aeronaves serão fabricadas seguindo os padrões da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), aliança militar da qual Portugal faz parte, o que não acontece no Brasil.

Dessa forma, a Embraer deve ampliar sua capacidade de vender aviões de defesa para países membros da Otan, bloco que hoje está majoriatamente ao lado da Ucrânia na guerra contra a Rússia.

Lula, inclusive, deve fazer uma visita à Ogma na segunda-feira (23/4). A empresa atualmente já tem uma parceria com a Embraer para a produção do cargeiro KC 390.

O “Super Tucano” é um avião turboélice de ataque leve e treinamento avançado que foi desenvolvido no Brasil e atualmente é produzido em solo brasileiro e nos Estados Unidos.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?