metropoles.com

Lula envia Celso Amorim para reunião com Maduro e presidente da Guiana

Presidente Lula escalou Celso Amorim para acompanhar reunião entre Nicolás Maduro e o mandatário da Guiana, na quinta-feira (14/12)

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Celso Amorim na Argentina
1 de 1 Celso Amorim na Argentina - Foto: Getty Images

O presidente Lula vai enviar o ex-chanceler Celso Amorim, atual chefe da assessoria especial do Palácio do Planalto, como seu representante à reunião entre os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Guiana, Irfaan Ali.

O encontro acontecerá na quinta-feira (14/12), em São Vicente e Granadinas, país do Caribe que comanda atualmente a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e que intermediou a conversa entre Maduro e Ali.

O principal tema da reunião será a disputa pelo Essequibo, região de Guiana rica em petróleo a qual Maduro tenta anexar à Venezuela. O ditador ameaça invadir a região, após aprovar a anexação em um referendo no país que preside.

Lula foi convidado a fazer parte do encontro, mas não poderá ir porque já tem agendas marcadas. Na quarta-feira (13/12), o petista deve participar de reunião virtual do G-20. Na quinta, irá à Curitiba para assinatura de contratos da usina de Itaipu.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?