Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

Lobista preso pela PF tem ligações com Nikolas e Bolsonaro

À coluna, Nikolas Ferreira afirmou que lobista preso pela PF em operação que investiga fraude no setor de mineração é apenas seu "apoiador"

, 17/09/2025 13:36, atualizado 17/09/2025 15:52
Compartilhar notícia
Reprodução
Lobista preso pela PF tem ligações com Nikolas e Bolsonaro

Preso pela Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (17/9) em operação que investiga fraude no setor de mineração em Minas Gerais, o lobista Gilberto Henrique Horta de Carvalho tem ligações com o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Tanto Nikolas quanto Bolsonaro apoiaram o lobista em 2023 para a presidência do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG). Bolsonaro, inclusive, chegou a receber Gilberto em Brasília e a gravar vídeo declarando apoio a ele.

Lobista preso pela PF tem ligações com Nikolas e Bolsonaro - destaque galeria
3 imagens
Bolsonaro com Gilberto Henrique Horta de Carvalho
Nikolas Ferreira com Gilberto Henrique Horta de Carvalho
Bolsonaro com Gilberto Henrique Horta de Carvalho
1 de 3

Bolsonaro com Gilberto Henrique Horta de Carvalho

Reprodução
Bolsonaro com Gilberto Henrique Horta de Carvalho
2 de 3

Bolsonaro com Gilberto Henrique Horta de Carvalho

Reprodução/Instagram
Nikolas Ferreira com Gilberto Henrique Horta de Carvalho
3 de 3

Nikolas Ferreira com Gilberto Henrique Horta de Carvalho

Reprodução/Instagram

Com Nikolas, as relações vão além. O deputado aparece em fotos ao lado do lobista durante a posse de Donald Trump nos EUA, em janeiro de 2025. Gilberto também atuou como assessor no gabinete do vereador de Belo Horizonte Uner Augusto (PL), aliado de Nikolas.

Nikolas diz que lobista é seu “apoiador”

À coluna, Nikolas afirmou que Gilberto é apenas um “apoiador” seu. O deputado também minimizou o fato de um de seus advogados ter ido à delegacia para onde o lobista foi levado após ser preso. Segundo ele, o advogado foi apenas como “amigo” e não atuará no caso.

De acordo com fontes do PL, o lobista se aproximou de Nikolas por meio do deputado estadual mineiro Bruno Engler (PL), de quem seria mais próximo. Gilberto, inclusive, participou ativamente da campanha de Engler a prefeito de Belo Horizonte nas eleições de 2024.

Operação prendeu ex-diretor da PF de Lula

Como noticiou o Metrópoles, na coluna Fábio Serapião, a operação também prendeu o ex-diretor da Polícia Federal Rodrigo de Melo Teixeira. O delegado atuou como diretor da Polícia Administrativa em 2023, no início do terceiro governo Lula, mas deixou a função no final de 2024.

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters