Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

Governo Lula inicia conversas com Venezuela e EUA após nova crise

Governo Lula decidiu procurar autoridades americanas e venezuelanas após Venezuela impedir candidatura de opositora e EUA retomarem sanções

Igor Gadelha01/02/2024 10:52
Compartilhar notícia
Fabio Rodrigues Pazzebom/Agência Brasil
Fotografia colorida mostrando Palácio do Planalto desoneração - Metrópoles

O governo Lula iniciou, nas últimas horas, conversas com autoridades da Venezuela e dos Estados Unidos após os americanos anunciarem o retorno das sanções contra o regime de Nicolás Maduro.

As sanções foram anunciadas pelo governo Joe Biden nesta semana depois que a Suprema Corte venezuelana decidiu impedir a candidatura presidencial da líder da oposição no país, Maria Corina Machado.

Segundo apurou a coluna, as primeiras conversas do Brasil com autoridades americanas e venezuelanas têm sido informais e estão sendo feitas pelo Itamaraty e pelo ex-chanceler Celso Amorim, assessor especial de Lula.

A equipe de Amorim no Planalto também organiza ligações oficiais do ex-chanceler para autoridades dos dois países nos próximos dias. A ideia do governo brasileiro é incluir a Noruega nessas conversas.

A inclusão do país europeu se deve ao fato de os noruegueses terem sido os principais mediadores do processo de diálogo entre governo e oposição na Venezuela desde agosto de 2021.

Em outubro de 2023, o processo culminou com um acordo entre o regime de Maduro e opositores para realizar eleições presidenciais na Venezuela no segundo semestre de 2024, com observação da União Europeia.

Sem manifestações

Enquanto realiza essas conversas, a ordem no governo brasileiro é evitar declarações oficiais e públicas sobre o assunto, para evitar impacto nas negociações de bastidores.

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters