metropoles.com

Governo Lula inicia conversas com Venezuela e EUA após nova crise

Governo Lula decidiu procurar autoridades americanas e venezuelanas após Venezuela impedir candidatura de opositora e EUA retomarem sanções

atualizado

Compartilhar notícia

Fabio Rodrigues Pazzebom/Agência Brasil
Fotografia colorida mostrando Palácio do Planalto desoneração - Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida mostrando Palácio do Planalto desoneração - Metrópoles - Foto: Fabio Rodrigues Pazzebom/Agência Brasil

O governo Lula iniciou, nas últimas horas, conversas com autoridades da Venezuela e dos Estados Unidos após os americanos anunciarem o retorno das sanções contra o regime de Nicolás Maduro.

As sanções foram anunciadas pelo governo Joe Biden nesta semana depois que a Suprema Corte venezuelana decidiu impedir a candidatura presidencial da líder da oposição no país, Maria Corina Machado.

Segundo apurou a coluna, as primeiras conversas do Brasil com autoridades americanas e venezuelanas têm sido informais e estão sendo feitas pelo Itamaraty e pelo ex-chanceler Celso Amorim, assessor especial de Lula.

A equipe de Amorim no Planalto também organiza ligações oficiais do ex-chanceler para autoridades dos dois países nos próximos dias. A ideia do governo brasileiro é incluir a Noruega nessas conversas.

A inclusão do país europeu se deve ao fato de os noruegueses terem sido os principais mediadores do processo de diálogo entre governo e oposição na Venezuela desde agosto de 2021.

Em outubro de 2023, o processo culminou com um acordo entre o regime de Maduro e opositores para realizar eleições presidenciais na Venezuela no segundo semestre de 2024, com observação da União Europeia.

Sem manifestações

Enquanto realiza essas conversas, a ordem no governo brasileiro é evitar declarações oficiais e públicas sobre o assunto, para evitar impacto nas negociações de bastidores.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?