metropoles.com

Governo Lula vê pouca chance de União Brasil presidir Câmara e Senado

Para lideranças do governo Lula, dificilmente União Brasil conseguirá eleger os presidentes da Câmara e do Senado em fevereiro de 2025

atualizado

Compartilhar notícia

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Foto colorida de Davi Alcolumbre, senador do União Brasil - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Davi Alcolumbre, senador do União Brasil - Metrópoles - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

Integrantes do governo Lula avaliam que o favoritismo de Davi Alcolumbre (União-AP) à presidência do Senado deve atrapalhar os planos de Elmar Nascimento (União-BA) em suceder Arthur Lira (PP-AL) na Câmara.

O motivo, de acordo com lideranças governistas ouvidas pela coluna sob reserva, seria o fato de tanto Alcolumbre quanto Elmar Nascimento pertencerem ao mesmo partido: o União Brasil.

Na avaliação de auxiliares de Lula com trânsito no Congresso Nacional, dificilmente um único partido conseguirá levar as presidências da Câmara e do Senado, como já ocorreu no passado com outras legendas.

Segundo lideranças governistas, o Legislativo brasileiro vive um “momento diferente”, com uma divisão maior entre os partidos do Centrão, o que dificultaria o controle das duas casas legislativas por uma mesma sigla.

A última vez que um pattido controlou a Câmara e o Senado ao mesmo tempo foi entre 2019 e 2021, quando o extinto DEM comandou as duas casas com Rodrigo Maia (RJ) e Alcolumbre, respectivamente.

Além de Elmar Nascimento, se colocam como pré-candidatos à presidência da Câmara os deputados Antônio Brito (PSD-BA), Isnaldo Bulhões (MDB-AL) e Marcos Pereira (Republicanos-BA).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?